O IFMG está se mobilizando para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do zika vírus, da dengue e da febre chikungunya. A campanha Zika Zero, organizada pelo governo federal e com abrangência em todo o território nacional, prevê a realização de atividades pontuais e específicas nos dias 19 e 26 de fevereiro, além de 4 de março. O objetivo é, sobretudo, intensificar a divulgação das informações necessárias para prevenção e enfrentamento ao mosquito.
Confira ações diretas promovidas nos campi e na Reitoria do IFMG para o 3º “Dia D” da campanha, dia 4 de março.
Ouro Preto
Como parte do calendário de mobilização, o Campus Ouro Preto promoveu, no dia 3 de março, a palestra “Mobilização de combate ao Aedes aegypti, ministrada pelo supervisor do centro de zoonose da Prefeitura Municipal, Gyrlei de Oliveira Almeida. Após a palestra, agentes de endemias, juntamente com os servidores, realizaram vistoria no campus.
Piumhi
Dentre as ações promovidas no dia 4 de março pelo Campus Avançado Piumhi, estão a realização de palestras educativas para os alunos, panfletagem nas ruas feitas por professores, estudantes e servidores, passeatas que visaram à sensibilização para que não se permita a proliferação do mosquito, além de reuniões com pais.
Betim
O Campus Betim realizou um “faxinaço” com participação de estudantes de cursos integrados, professores e técnicos-administrativos. A equipe percorreu a região e coletou itens que poderiam se tornar focos de proliferação do mosquito. O trabalho se estenderá por mais um período.
Ribeirão das Neves
Bambuí
Para o dia 4 de março, o Campus Bambuí promoveu as seguintes ações: limpeza nos setores, campanhas em redes sociais, site, divulgação em murais além das visitas realizadas em três escolas da cidade. Com o objetivo de reduzir drasticamente os focos de reprodução do Aedes aegypti, o campus continuará seus trabalhos de conscientização dentro e fora da Instituição.
Congonhas
O terceiro dia de mobilização, no Campus Congonhas, contou com a apresentação do “I Show de Talentos em Combate ao Aedes aegypti”, com a participação dos alunos do 1º ano do curso integrado de Edificações. Um dos grupos teve a iniciativa de desenvolver um aplicativo de celular denominado “AeDESpertador”. Outro grupo realizou a produção de um vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=qRktNrT2wvY. Além disso, uma terceira equipe produziu panfleto explicativo sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e os modos de prevenção.
Ipatinga
Entre os dias 2 e 4 de março, o Campus Avançado Ipatinga realizou as seguintes ações de combate ao mosquito: visita da médica do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) do IFMG, Adna Soares Eleutério, ao campus, para orientação quanto à prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito; e palestra com a farmacêutica Domitila Morais Gonçalves, sobre a relação das plantas medicinais com o combate à dengue.
Leia mais:
Segundo dia de mobilização da Campanha Zika Zero conta com uma série de ações
Campanha Zika Zero mobiliza comunidade acadêmica do IFMG para combate ao Aedes aegypti
Reitoria promove ações de sensibilização e combate ao mosquito Aedes aegypti
IFMG integra Campanha #ZikaZero e inicia ações de mobilização na comunidade