O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) foi palco de uma das etapas da seletiva para a WorldSkills, competição internacional da qual participam instituições de educação profissional de dezenas de países. Estudantes de vários institutos de todo Brasil disputaram uma vaga para a ocupação Panificação, uma das diversas “modalidades” que estarão em disputa.
O vencedor da seletiva foi o estudante Lucas Henrique Silva de Alcântara, do Senai - SP, que venceu outros 12 competidores, dentre eles, três representantes de institutos federais: Instituto Federal Fluminense, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Esta, aliás, foi a primeira participação dos IFs na categoria Panificação.
Realizada a cada dois anos a 44ª edição da Worldskills acontecerá em outubro de 2017 em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O Brasil levará 56 competidores ao evento, que vão concorrer em 50 ocupações profissionais. A última edição do evento aconteceu ano passado, em São Paulo e a equipe brasileira sagrou-se como a maior medalhista do torneio.
Para José Luís Gonçalves Leitão, delegado técnico do Brasil na Worldskills International, ser o "top one" foi um grande desafio, assim como será a manutenção dessa posição no ranking. “Na visão dos concorrentes, o Brasil é agora o time a ser batido e estamos conscientes disso. Somente com muito trabalho e dedicação será possível garantir um time de alta performance para subir o pódio em todas as 50 ocupações”, completa.
As seletivas para a competição estão sendo realizadas de forma decentralizada nos 27 estados, até 18 de agosto. Minas Gerais, que participa em 41 ocupações, com 46 competidores de 16 cidades, receberá outras duas ocupações: Escultura em Pedras (08 a 12/08), no SENAI Pará de Minas e Funilaria (08 a 12/08), no Senai Belo Horizonte - Centro Automotivo.
(Com informações da Fiemg – www.fiemg.com.br)
Da esquerda para direita: Mariana Martelli (IFSC),Kátia Kawase (IFF), Ronaldo Lima (Senai - AP) e Poliana Guedes (Senai - MG)