O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) realizará, nos dias 14 e 15 de julho, o III Ciclo de Palestras do Napne no Campus Congonhas. O evento ocorrerá no auditório da unidade e haverá emissão de certificados aos participantes.
Com o tema Mãos que Educam, neste ano, o objetivo do evento é disseminar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como segunda língua oficial do Brasil e falar sobre a cultura e inclusão da pessoa surda na sociedade. Além de promover uma reflexão sobre a importância do aprendizado da Libras para a comunicação com a pessoa surda. As palestras serão interpretadas em Libras.
Os interessados em participar devem fazer suas inscrições até 12 de julho, por meio do preenchimento de formulário online. Se o número de inscritos exceder a quantidade de vagas, haverá prioridade para as pessoas de áreas afins com o tema evento - a lista dos selecionados será publicada no site do Campus Congonhas.
Os participantes devem levar, no dia do Ciclo de Palestras, um pacote de fraldas geriátricas, que serão doadas para lares de idosos da região.
Formulário de inscrição (link externo)
Programação
14 de julho
18h30 às 19h30 – Abertura e Palestra “Deslocamentos subjetivos no ensino de Libras para ouvintes” (Professora Ana Rachel, Campus Congonhas)
19h30 às 19h45 – Apresentação teatral dos alunos do curso de extensão em Libras do Campus Congonhas
20h às 21h – Palestra “O lugar da pessoa surda na sociedade: ontem, hoje e amanhã” (Professora Clarissa Fernandes – Campus Ouro Preto)
15 de julho
18h30 às 19h30 – Palestra “A importância da Libras na educação da criança surda” (Professora Fernanda Soares UFRJ)
19h30 às 19h45 – Apresentação teatral dos alunos do curso de extensão em Libras do IFMG Campus Congonhas
20h às 21h – Minicurso “ELS – Escrita de Língua de Sinais” (Professor Paulo Roberto Cardoso dos Santos – Licenciado em Letras/Libras - UFSC)
Palestrantes
Ana Rachael Clarissa Fernandes Fernanda Soares Paulo Santos