Quantcast
Channel: Pibid
Viewing all articles
Browse latest Browse all 658

28ª Corrida Rústica acontece em Ouro Preto

$
0
0

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 24 de junho, a 28ª edição da Corrida Rústica do Campus Ouro Preto. Atletas amadores e profissionais, incluindo servidores, alunos e pessoas da comunidade, percorreram 5 km pelas principais vias do bairro Bauxita.

A competição deste ano, alusiva aos 72 anos da Instituição, contou com as categorias Visitantes, Servidores, Feminino e Masculino (esta última, por idade: 14 a 16 anos, 17 a 19 anos e acima de 20 anos).

A velocista Márcia Ferreira Guimarães, primeira colocada na categoria Feminino, participa também de competições nacionais e internacionais, mas marca sempre sua presença na Corrida Rústica do IFMG. “Ano passado estive no Chile, Peru, Paraguai e ultimamente na região tenho participado de competições longas, de montanha. A próxima será no Pico do Itacolomi, 55 km, no dia 2 de julho”. A atleta, que é guarda civil municipal de Ouro Preto, conta que começou a correr por indisciplina escolar, há 20 anos. “Devido ao meu comportamento, meu diretor, na época, começou a me inscrever em diversas competições. De lá pra cá nunca mais parei de competir”, conta.

Com olhos atentos na linha de chegada estavam os pais do aluno Vitor Gabriel Soares de Paula, que o acompanham sempre que possível em suas competições. O aluno, que cursa o 2º ano de técnico em Mineração, participou da categoria Masculino (14 a 16 anos) e conquistou o terceiro lugar geral. “Vitor adora o atletismo e começou a correr com 12 anos de idade. Ainda aos 12 ganhou sua primeira medalha de 1º lugar na Corrida da Ressaquinha, em Mariana, e aos 13 ganhou o 1º lugar geral em uma corrida de 5 km. A partir daí, ele adotou o atletismo como o esporte da vida dele. Já participou de corridas em Conselheiro Lafaiete, Ouro branco, Ponte Nova e Mariana. No mês de julho ele irá participar, pela escola, dos Jogos Escolares em Lavras, em uma corrida de 800 metros e em outra de 3 km”, conta o pai do aluno, Lúcio Antônio de Paula.

O apoio e a torcida dos pais não são em vão: Vitor leva mesmo a sério o esporte e pretende se tornar atleta profissional. Tanto que treina entre cinco e seis vezes por semana fora do Campus 

(musculação e corrida) e ainda conta com uma preparação extra com o apoio do professor de Educação Física da Instituição, José Porfírio de Araújo Filho, no horário de almoço no IFMG. “Até o ano passado eu só participava de competições de rua, mas agora participo de competições de pista também. Meu tempo hoje poderia ter sido um pouco melhor, mas se fiquei em terceiro, está bom”, comemora.

O primeiro lugar geral e também na categoria Visitante foi conquistado pelo servidor da prefeitura de Ouro Preto Alberto Horta, com o tempo de 15min13s. O ajudante de elétrica corre há 12 anos: “Já participei da Corrida Rústica em 2014 e participo há alguns anos de competições em Ouro Preto e Mariana. A próxima será no dia 16 de julho, na Corrida da Cidade, em Mariana. É preciso dedicação e treino para correr bem. Agradeço a Deus e também à organização do evento, que está de parabéns”.

Nesta edição da Corrida Rústica, a organização do evento fez uma homenagem ao professor José Porfírio de Araújo Filho, pelos anos de empenho e dedicação ao esporte e ao Campus Ouro Preto. Também foram homenageadas a Guarda Civil Municipal de Ouro Preto e a Polícia Militar, pelo suporte prestado anualmente ao evento.

 

 

O técnico-administrativo Guilherme Leroy de Araújo foi o único servidor da Reitoria que participou da competição.

 

 

Fonte: Comunicação / Campus Ouro Preto


Viewing all articles
Browse latest Browse all 658