Recém aprovado pela Capes, o projeto da professora Mônica Lana da Paz, do Campus Formiga, vai contar a história do Lago de Furnas a partir das narrativas da população vizinha ao reservatório. Com o título “A contação de histórias no desenvolvimento de atitudes para o uso racional e preservação da água” o trabalho será escrito na forma de um livro paradidático, voltado para alunos dos ensinos fundamental e médio.
A ideia surgiu a partir do edital publicado pela Capes e Agência Nacional das Águas, voltado para propostas ao Programa de Apoio à Produção de Material Didático para a Educação Básica - Projeto Água. O livro vai tratar de aspectos sociais, históricos, geográficos, políticos, econômicos e culturais desde a criação do Lago até os dias atuais, numa perspectiva socioambiental e emancipatória.
Foram convidadas para compor a equipe do projeto as professoras Aline Rodrigues Alves e Thaís Lopes Reis. Também estão no time os alunos do curso de Licenciatura em Matemática, Sérgio Matheus de Castro, Mariane Nogueira e Márcia Mara Campos. Todos os integrantes da equipe são do IFMG.