Quantcast
Channel: Pibid
Viewing all articles
Browse latest Browse all 658

Ensino de Programação nas escolas é tema de trabalho em Ouro Branco

$
0
0

“Os sentidos da inserção do ensino de Programação nas escolas de Ensino Fundamental”. Esse foi o tema da primeira monografia defendida no Campus Ouro Branco, no fim do mês de maio. O trabalho, desenvolvido pela estudante Débora Priscilla da Silva, do curso de Licenciatura em Computação, apresenta aspectos que apontam para a necessidade da inserção de uma disciplina de Programação na educação básica.

Débora da Silva aborda o “Pensamento Computacional” na educação, relacionado ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, para salientar a importância do ensino de Programação nas escolas de ensino fundamental. “O ‘Pensamento Computacional’ trata da caracterização de problemas e suas soluções em diversas disciplinas e não apenas em aplicações informáticas”, explica a professora Célia Rocha, co-orientadora do trabalho. Por meio dessa linha de pensamento, é possível o desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas através de computadores ou outros dispositivos; desenvolvimento do raciocínio lógico; desenvolvimento do raciocínio abstrato através da representação de dados; automatização de soluções através do pensamento algoritmo, entre outras.

Dessa forma, o conhecimento sobre Programação não seria uma habilidade exclusiva para profissionais da área de Computação. “Pelo contrário, trata-se de questão fundamental para o desenvolvimento e exercício da cidadania”, argumenta a aluna. “Essa questão envolve competências e habilidades fundamentais, profissionais e sociais, para inserção dos sujeitos na sociedade digital e em rede na qual vivemos”, complementa Célia Rocha. Assim, o trabalho chama a atenção para a necessidade da inserção de uma disciplina de Programação na educação básica, mencionando, ainda, experiências educacionais de outros países que adotaram esta opção.

Orientada pelo professor Carlos Eduardo Paulino Silva, a monografia foi aprovada por unanimidade pela banca – da qual participaram docentes do IFMG, Ufop e UFMG. O trabalho será encaminhado para publicação e os pesquisadores pretendem, ainda, que ele integre documentos a serem construídos e encaminhados para autoridades competentes, que vislumbrem a inserção da Programação como disciplina na Educação Básica.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 658