Você concorda que os aspectos relacionados à comunicação no IFMG atendem, em sua maioria, às necessidades da Instituição? Sabia que a comunidade externa considera muito boas as condições de acessibilidade para pessoas com deficiência nos campi? E que o conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um dos principais pontos de melhoria a ser trabalhado no Instituto?
Estes são apenas alguns exemplos de dados apontados no Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional do IFMG, ano 2015. O documento sintetiza a avaliação institucional do IFMG e está disponível integralmente para consulta no portal da Instituição. Conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), que possui representantes na Reitoria e em cada campus, a avaliação é construída coletivamente, com a participação da comunidade acadêmica: discentes, docentes, técnicos administrativos e representantes da comunidade externa local.
O relatório parcial é a compilação dos dados obtidos por meio de questionário disponibilizado anualmente. Em 2015, 1.868 pessoas responderam à pesquisa, entre representantes da comunidade interna e externa. O processo, realizadoonlineem novembro, envolveu treze campi do IFMG que ofertam cursos superiores: Bambuí, Betim, Congonhas, Formiga, Governador Valadares, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.
Foram aplicados dois tipos de questionários - de autoavaliação institucional e de avaliação de cursos de graduação. “A participação dos respondentes foi espontânea e não houve nenhuma forma de identificação nos devidos formulários de avaliação”, explica o presidente da CPA Central, Alexander Fuccio, técnico administrativo da Reitoria.
A avaliação favorece a organização do processo de tomada de decisões por parte dos gestores, a melhoria da qualidade das ações praticadas, o cumprimento da missão, a consolidação dos princípios e valores, bem como o fortalecimento da imagem e identidade da instituição.
Acesse a página da CPA e saiba mais sobre o processo de avaliação institucional. No relatório de autoavaliação (link abaixo) você confere dados completos, inclusive, com resultados porcampi respondentes.
Relatório parcial de autoavaliação institucional referência ano 2015