A estiagem prolongada que assolou o Sudeste do País em 2015 trouxe novamente à tona a preocupação dos brasileiros em relação ao uso da energia elétrica. O tema já havia se destacado no começo dos anos 2000, quando houve necessidade do racionamento. Com vistas a tratar a questão do desperdício, o professor Patrick Santos de Oliveira (foto), do Campus Formiga, desenvolveu o projeto de pesquisa “Eficiência de energia elétrica em subestações de tratamento e bombeamento de água”.
O estudo analisou as subestações de tratamento e bombeamento de água do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) no município de Formiga e propôs soluções para diminuir o consumo de energia, melhorando a eficiência da unidade. “Os recentes reajustes na tarifa de energia reforçam a necessidade de projetos de eficiência”, lembra o professor Patrick.
A partir de várias visitas à subestação principal e às demais subestações elevatórias do Saae e, ainda, de minucioso estudo das contas de energia elétrica da autarquia, a pesquisa proporcionou vários resultados concretos. Entre eles, o docente destaca: transferência de tecnologia entre os integrantes do projeto e técnicos do Saae; adequação do contrato de energia para evitar pagamento de multas por ultrapassagem de demanda contratada; proposição de métodos para controle do fator de potência dos equipamentos da instalação. A equipe também detectou sobreaquecimento de um dos motores trifásicos que, ao ter uma peça substituída, gerou economia significativa no consumo de energia e na manutenção de motores queimados pelo problema.
De acordo com Patrick Santos, o projeto também trouxe ganhos para o Campus. “Os equipamentos adquiridos contribuíram para a melhoria do nosso curso de Engenharia Elétrica, enriquecendo as aulas práticas com medições realizadas em campo”, detalha. A pesquisa contou com a colaboração das bolsistas Aline Fraga Silva e Natalia Rodrigues de Melo (Pibit/IFMG).
É curioso saber que...
Em 1985 foi instituído pelo Governo Federal o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Executado pela Eletrobras, o programa promove o uso eficiente da energia elétrica, combatendo o desperdício e reduzindo os custos e os investimentos setoriais. Responsável, por exemplo, pelos selos de economia de energia que você vê nos aparelhos eletrodomésticos, o Procel é considerado o maior programa de eficiência energética em vigor.
Projeto | Eficiência de energia elétrica em subestações de tratamento e bombeamento de água |
Coordenador | Patrick Santos de Oliveira – Campus Formiga |
Bolsistas | Aline Fraga Silva e Natalia Rodrigues de Melo |
Edital | 005/2011 |
(Com informações da PRPPG)