Quantcast
Channel: Pibid
Viewing all articles
Browse latest Browse all 658

IFMG discute políticas para monitoramento e combate à evasão

$
0
0

A Pró-Reitoria de Ensino promoveu na última terça-feira, 15 de março, na Reitoria, a primeira reunião da comissão central e das comissões locais para monitoramento e combate à evasão no Instituto Federal de Minas Gerais.

O encontro foi realizado no auditório da Reitoria, onde foram discutidas as políticas relativas à evasão no Instituto. Na ocasião, foram abordadas formas de coleta e sistematização de informações para a elaboração de uma política institucional. A principal ferramenta debatida foi um questionário elaborado para aplicação aos alunos, a fim de reunir dados necessários para uma pesquisa aprofundada.

O estudo para o monitoramento e o combate à evasão engloba, ainda, outras bases no Instituto, implicando na criação de um conjunto de estratégias que preveem a reconstrução da política de ensino geral.

Para a técnica em assuntos educacionais do Campus Sabará, Érica Melanie Ribeiro Nunes, uma das participantes do evento, “garantir a permanência e o sucesso dos estudantes é essencial e só com uma política unificada, com uma análise sistemática de dados para atuarmos sobre os problemas, é que o Instituto vai se consolidar nesse cenário”, destaca.

De acordo com a assistente social do Campus Bambuí, Monícia Paula Lemos, “a reunião é muito importante para prevenir a evasão e antecipar os fatores que interferem nisso, entender se são critérios socioeconômicos ou questões pessoais. É um estudo novo, que nos auxiliará no trabalho da questão nos campi”, explica.

Após a aplicação do questionário nos campi, será produzido um relatório para divulgação e discussão com a comunidade acadêmica, de forma permanente, para que um conjunto de ações preventivas e combativas seja elaborado.


 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 658