O curso de tecnologia em Gestão da Qualidade do Campus Ouro Preto teve renovado seu reconhecimento, com nota 4, em um máximo de 5. A visita da comissão do Ministério da Educação (MEC) foi realizada em dezembro de 2015 para avaliar, in loco, as instalações físicas, o perfil do corpo docente e a organização didático-pedagógica do curso.
A agenda de trabalho incluiu reuniões com dirigentes, coordenação, servidores administrativos, docentes, Comissão Própria de Avaliação (CPA), Núcleo Docente Estruturante (NDE) e alunos. “O curso e toda a equipe foram muito elogiados, tanto na reunião de encerramento quanto na avaliação”, afirma a coordenadora do curso, Simone Cassia de Sousa.
O relatório emitido pelos avaliadores e encaminhado à Instituição ressalta, no que se refere à organização didático-pedagógica (denominada dimensão 1), que o Projeto Pedagógico do Curso está sendo redimensionado e reproduzido em uma nova estrutura, em decorrência de mudanças nos postos de direção e de novos conceitos de visão relacionados às propostas apresentadas pelo corpo docente para adaptação das disciplinas ao mercado de trabalho. A coordenadora do curso destaca, ainda, o conceito específico obtido pela equipe de apoio ao ensino (que inclui apoio psicológico, médico, odontológico e assistência social), que obteve a nota máxima (5).
Quanto ao corpo docente (dimensão 2), o documento salienta o funcionamento do NDE e considera seus professores muito atuantes na construção da proposta pedagógica do curso. “Dos 12 itens avaliados nessa dimensão, obtivemos nota máxima em 11”, comemora Simone. Já no que se refere à infraestrutura (dimensão 3), foi destacado o fato de a Biblioteca possuir estrutura para o atendimento da demanda do curso, além de estar integrada às demais bibliotecas dos campi que compõem o IFMG e da Universidade Federal de Ouro Preto. Houve destaque, também, para os laboratórios de informática.
Para a diretora-geral, Maria da Glória dos Santos Laia, o conceito alcançado pelo curso de Gestão da Qualidade representa o coroamento de um trabalho intenso e contínuo dos professores, técnicos-administrativos e discentes. “É o resultado do esforço de todos para que o Campus Ouro Preto ofereça à comunidade boas oportunidades de qualificação profissional. Um agradecimento especial aos que não se cansam de cuidar do curso, desde a coordenação até o pessoal da limpeza. Estamos felizes com a nota alcançada, pois sabemos o quanto de comprometimento e seriedade estão depositados não só no curso, como também, e principalmente, na Instituição. Aos alunos que atenderam ao chamado para dar sua contribuição ao processo de avaliação, nosso ‘muito obrigada’ pelo tempo investido. Espero que possamos melhorar ainda mais a nota. Que a qualidade seja sempre a meta a ser alcançada para o desenvolvimento local e regional”, afirma.
Conservação e restauro
O curso de tecnologia em Conservação e Restauro também passará pelo processo de renovação de reconhecimento. A visita da comissão avaliadora do MEC deve ocorrer entre os dias 6 e 9 de março.
(Fonte:Campus Ouro Preto)