O IFMG está se mobilizando para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do zika vírus, da dengue e da febre chikungunya. A campanha Zika Zero, organizada pelo governo federal e com abrangência em todo o território nacional, prevê a realização de atividades pontuais e específicas nos dias 19 e 26 de fevereiro, além de 4 de março. O objetivo é, sobretudo, intensificar a divulgação das informações necessárias para prevenção e enfrentamento ao mosquito.
Confira ações diretas promovidas nos campi e na Reitoria do IFMG para o 1º “Dia D” da campanha.
Bambuí
O Campus Bambuí iniciou a campanha Zika Zero com ações aos alunos e servidores para conscientização e eliminação de possíveis focos do mosquito. Foi promovida a palestra “O zika vírus e sua relação com dos casos de microcefalia em crianças”, pelo professor Gustavo Lacorte, que destacou, sobretudo, a importância do controle ambiental para o combate ao Aedes aegypti. A campanha contou com a participação de servidores e alunos, juntamente com a equipe da Secretaria de Saúde e do Departamento de Combate da Dengue da Prefeitura de Bambuí, por meio da distribuição de panfletos e limpeza de setores do campus. Houve, ainda, distribuição de material de conscientização à comunidade acadêmica, além de blitz educativa na entrada do campus. A campanha está envolvendo, também, visitas às escolas da região – programadas para os dias 22, 24 e 25 de fevereiro.
Congonhas
No dia 19, a Área Pedagógica do campus, junto ao Centro de Atenção à Saúde, realizou visita às salas de aulas, de professores e de servidores para conscientizar a comunidade sobre a importância da mobilização. O campus promoveu o “I Show de Talentos de Combate ao Mosquito Aedes aegypti”, com apresentações artísticas, culturais, palestras e projetos sobre a temática. Os colaboradores de limpeza tiveram, também, a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o mosquito e sobre as doenças por ele transmitidas com a técnica de Enfermagem Cenira Paiva.
Já no dia 22, durante reunião no campus, foram definidas ações integradas – de curto e médio prazos – entre o campus, a Prefeitura da cidade e a Via 040, por meio da aprovação de um acordo de cooperação. A programação semanal inclui, ainda, palestras no dia 26; mobilização nas ruas no dia 27; e apresentações do concurso de talentos do campus no dia 4 de março, bem como a realização de “faxinaço” na unidade, em parceria com agentes de saúde da cidade.
Formiga
O primeiro passo, no Campus Formiga, foi a realização de reunião entre o diretor-geral, Washington Santos Silva, e servidores do campus – efetivos e terceirizados – para a definição de ações a serem executadas. Na sequência, durante inspeção pelo campus, foram localizados e extintos possíveis criadouros do mosquito. Há, também, previsão de parceria com a Prefeitura para a promoção de atividades de mobilização e conscientização na comunidade, com envolvimento também dos alunos do campus.
Piumhi
Em Piumhi, servidores participaram de reunião de conscientização e informações gerais sobre a campanha e sobre as principais formas de combate ao mosquito.
Reitoria
O evento na Reitoria contou com pronunciamentos do reitor, Kléber Glória, do pró-reitor de Extensão, Carlos Bernardes, e do diretor de Extensão, José Aparecida Bahia, quanto à importância da campanha e à necessidade de mobilização conjunta e contínua de todos os servidores. Em seguida, os servidores dirigiram-se à portaria para entrega de material de divulgação da campanha: foram distribuídos panfletos aos pedestres e nos principais pontos de comércio e lazer próximos ao prédio. No período da tarde, representantes do IFMG participaram de visitas às escolas da região.
Ribeirão das Neves
Acompanhados pelo diretor-geral Charles Diniz e pelo professor Sezinio Neto, alunos do Campus Ribeirão das Neves visitaram a Escola Municipal Aparecida do Socorro Chaves, no município de Esmeraldas, e distribuíram material informativo sobre o zika vírus. No mesmo dia, a representante da Secretaria Municipal de Saúde, Cristiane Zetolis, ministrou palestra sobre Arboviroses – doenças que são transmitidas por artrópodes.
Leia mais:
Reitoria promove ações de sensibilização e combate ao mosquito Aedes aegypti
IFMG integra Campanha #ZikaZero e inicia ações de mobilização na comunidade