A Pró-Reitoria de Administração e Planejamento está atuando nas ações coordenadas do Planejamento 2016 em todo o IFMG. O processo teve início no dia 11 de janeiro durante reunião do Comitê de Administração e Planejamento (CAP) do IFMG e tem previsão de término para o dia 28, quando começará a fase de execução das compras planejadas.
De acordo com o diretor de Planejamento, Rainer de Paula, o grande diferencial dessa edição é que a ação está norteada, sobretudo, pelas diretrizes estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e pelo plano de gestão instaurado na atual administração. “Devido ao corte de aproximadamente 10% no orçamento do IFMG se comparado ao orçamento no ano anterior, precisamos trabalhar para que haja, dentro do possível, um ajuste nas despesas, principalmente no custeio. Para isso, é necessário foco prioritário na resolução de problemas e no cumprimento de metas e objetivos essenciais em 2016”, explica.
Até o momento, de acordo com o cronograma, foram discutidas as prioridades institucionais (segundo o PDI e o plano de gestão, prioritariamente). As demais etapas, já em andamento, incluem o planejamento de itens no Sisplan, bem como a avaliação e a adequação dos conteúdos inseridos no sistema – o prazo termina, também, no próximo dia 28.
Ainda segundo Rainer, para este ano todo o orçamento da Instituição – contendo despesas da Reitoria e dos campi – foi cadastrado no Sisplan. “Isso significa que os usuários dispõem de uma informação exata dos recursos disponíveis nas unidades, incluindo os valores para capacitação, por exemplo”, ressalta.
Reuniões na Reitoria e nos campi
No mês de janeiro, cerca de 50 servidores de vários campi e da Reitoria participaram de reunião do Comitê de Administração e Planejamento (CAP) do IFMG. Realizado no Campus Betim, o encontro debateu pontos relacionados à proposta de planejamento anual. O foco no compromisso final com os alunos e a necessidade de compartilhar, constantemente, experiências e informações deram a tônica dos trabalhos, conduzidos pela Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento. Entre outros aspectos, houve apresentação de programas e orientações para lançamento dos dados, além de espaço para que representantes dos diversos setores expusessem as perspectivas quanto a suas respectivas áreas de atuação.
Ainda em janeiro, também foi promovido um encontro com os responsáveis pelos centros de custos da Reitoria, com o objetivo de apresentar as ações previstas no planejamento anual, cronograma, principais diretrizes norteadoras do processo, além da exposição das funcionalidades do Sisplan. Os participantes puderam, além disso, tirar dúvidas sobre o andamento das atividades.
Descentralização nos campi
A partir deste ano, os campi Bambuí, Congonhas, Formiga, Ouro Preto e São João Evangelista passam a ter mais autonomia para a execução local das despesas.
De acordo com a Diretoria de Planejamento, ainda em 2016, as unidades de Betim, Governador Valadares, Ouro Branco e Ribeirão das Neves passarão por processo semelhante de descentralização. A princípio, ficará a cargo dos campi a responsabilidade pela execução de custos como bolsas de assistência estudantil, diárias, passagens e suprimentos de fundos.
Para viabilizar a otimização das ações, o Comitê de Administração e Planejamento promoverá, ao longo do ano, treinamentos específicos aos campi sobre uma série de sistemas, dentre eles o Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira), Siasg, Tesouro Gerencial e SCDP (Sistema de Concessão de Diárias e Passagens).
Acesse:
Sisplan – http://sisplan.ifmg.edu.br/