Quantcast
Channel: Pibid
Viewing all articles
Browse latest Browse all 658

Você já escreveu sua carta hoje? Projeto incentiva a escrita e o envio de cartas

$
0
0

Há quanto tempo você não escreve uma carta? Em algum momento, você já escreveu um bilhete, expressou sua afetividade e o endereçou a algum amigo ou parente? Nos tempos modernos de computadores, e-mails e outros tantos jeitos rápidos de mandar um recado, é difícil encontrar alguém que ainda adota a forma tradicional de postar uma carta via Correios. Foi pensando nisso, que a professora de Artes e Filosofia do Campus Governador Valadares, Kênia Brant desenvolveu, com os alunos do ensino médio, o Projeto Correio Elegante.

Nesse contexto, duas atividades foram desenvolvidas com os alunos dos primeiros anos técnico integrado em Meio Ambiente e em Segurança do Trabalho da unidade, sendo a primeira a escrita de bilhetes propagando o amor e, em seguida, postados em livros da biblioteca do campus, aleatoriamente. “Deixar uma mensagem de amor, amizade, alegria para o próximo, mesmo não sabendo quem irá ler, desejando o bem, é muito interessante e aproxima as pessoas”, destaca a estudante Brígida Terra.

A outra ação, foi a escrita de uma carta a um amigo ou parente de forma a expressar livremente uma afetividade e, posteriormente, esses alunos postaram a carta em uma excursão aos Correios, realizada no dia 20 de janeiro. Iniciativa aprovada por Brígida que, pela primeira vez, escreveu uma carta para ser enviada desta forma. “A carta para quem você ama, via Correios, é realizada de forma mais singela, ainda mais hoje em que o contato é feito com mais frequência virtualmente”, destaca.

O Projeto foi inspirado na tragédia shakespeariana “Romeu e Julieta” e no curta metragem “O Nosso Livro”, de Cláudia Rabelo Lopes e Luciana Alcaraz. O eixo central em Romeu e Julieta é o amor, no entanto, é interessante ressaltar que o bilhete enviado de Frei a Romeu é desviado pelo destino e na falta de um bom correio/carteiro, a trama desencadeia na morte do casal. Para contrapor ao triste episódio, o roteiro do curta “O Nosso Livro” traz a história de dois frequentadores de uma biblioteca que trocam bilhetes deixados em livros, assim descobrem semelhanças entre eles e acabam por se apaixonar um pelo outro.

Para a professora Kênia, trabalhar com o projeto é de fato interdisciplinarizar conteúdos e conhecimentos. “Além de resgatar a cultura da comunicação via carta, oportunizamos a vivência do estar em grupo e em sociedade, exemplificando a tão desejada philia (amizade e amor)”, reflete.

O Projeto Correio Elegante e outros continuam sendo desenvolvidos com as turmas do ensino médio.

 


Brígida aprovou a iniciativa do Projeto Correio Elegante

 

Os alunos do curso técnico integrado em Meio Ambiente com os professores de português Wanderson Batista e Artes e Filosofia, Kênia Brant

 

 (Fonte: Comunicação / Campus Governador Valadares)


Viewing all articles
Browse latest Browse all 658