A professora de inglês do Campus Ouro Preto, Vanderlice Sól, lança, no dia 29 de janeiro, às 19h30, seu livro “Educação continuada e ensino de inglês: trajetória de professores e (des)construção identitária”, no hall do prédio da Administração.
A publicação retoma o estudo de doutoramento realizado por Vanderlice com professores de inglês da rede pública de ensino (estadual e municipal) e apresenta o resultado de sua investigação quanto às trajetórias de professores de Língua Inglesa que passaram por um projeto de educação continuada, como eles são afetados por vários dizeres e como se movem para construir suas práticas de sala de aula.
“O trabalho apresenta os processos de mudanças subjetivas que emergem dos/nos contextos de formação continuada de professores. Busco compreender e problematizar o processo de (des)construção da identidade do professor de inglês, sob a perspectiva discursivo-desconstrutivista atravessada pela psicanálise”, explica a professora, que fez uso de entrevistas, questionários e filmagens de aulas em sua pesquisa. “O material discursivo analisado possui grande riqueza e possibilitou uma compreensão inusitada dos rastros que são inscritos no professor ao longo de sua carreira”, completa.
Ainda de acordo com a autora, a obra aprofunda nas discussões sobre a educação continuada, afirmando que esse contexto de formação não lida apenas com questões de ordens linguística e metodológica dos professores; entram em jogo, também, questões de âmbito político-social de nível macro e não apenas restrito à sala de aula. “A investigação apresentada nesta obra aponta para as várias tonalidades da educação continuada, o que permitiu levantar questionamentos sobre seus desafios e desdobramentos na constituição da identidade, da subjetividade e da singularidade do professor”, afirma.
Publicada pela Pontes Editores, a obra integra a Coleção Educação & Linguagem.
(Fonte: Comunicação / Campus Ouro Preto)