Quantcast
Channel: Pibid
Viewing all articles
Browse latest Browse all 658

IFMG recebe contribuições da comunidade acadêmica para a Base Nacional Comum Curricular

$
0
0

A Pró-Reitoria de Ensino do IFMG disponibiliza, abaixo, formulário para preenchimento de propostas institucionais referentes à Base Nacional Comum Curricular (BNC). A ação tem como finalidade promover o engajamento de toda a comunidade acadêmica – alunos, professores e técnicos administrativos – para posterior elaboração de um documento com as contribuições da Instituição.

A proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNC), divulgada pelo Ministério da Educação, deverá nortear o ensino básico no país. O MEC receberá tanto propostas individuais quanto institucionais para a construção do documento final, que deverá ser entregue até abril de 2016 ao Conselho Nacional de Educação. 

Participe!

CLIQUE AQUI para enviar sua contribuição para a proposta institucional.

O que é a BNC?

A Base Nacional Comum Curricular (BNC) pretende elucidar os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm direito a acessar e se apropriar durante sua trajetória na Educação Básica (desde o ingresso à creche até o final do Ensino Médio). Com ela os sistemas educacionais, as escolas e os professores terão um importante instrumento de gestão pedagógica e as famílias poderão participar e acompanhar mais de perto a vida escolar de seus filhos.

A base será uma ferramenta para orientar a construção do currículo das mais de 190 mil escolas de Educação Básica do país. Com a BNC, serão expostos os elementos fundamentais que precisam ser ensinados nas áreas de conhecimento: Matemática, Linguagens e Ciências da Natureza e Humanas.

A Base é parte do currículo e orienta a formulação do projeto político-pedagógico das escolas. A partir dela, os professores podem escolher os melhores caminhos de como ensinar e, também, quais outros elementos (a Parte Diversificada) precisam ser somados nesse processo de aprendizagem e desenvolvimento de seus alunos. Tudo isso respeitando a diversidade, as particularidades e os contextos de onde estão.

A Base Nacional Comum Curricular será resultado do trabalho coletivo de diferentes atores do contexto educacional: especialistas das áreas de conhecimento, gestores, professores da educação básica, estudantes e público em geral.

(Fonte: Base Nacional Comum Curricular / Ministério da Educação)


Viewing all articles
Browse latest Browse all 658