Mais de 40 alunos participaram, ontem, dia quatro, de uma oficina do projeto de extensão "A interface entre as políticas de Educação e Previdência Social: aproximação dos alunos do Pronatec da política previdenciária" na Escola Municipal Pio Nunes, em Guanhães. O projeto é uma parceria entre o IFMG e as agências da previdência social de São João Evangelista e Guanhães.
“O objetivo é promover a articulação entre o IFMG e o INSS para aproximar os alunos do Pronatec, unidades de São João Evangelista e Guanhães, da extensão universitária e da política previdenciária, por meio da socialização de informações. Com isso, eles recebem conhecimentos básicos necessários ao exercício de seus direitos", explica a coordenadora do projeto, Ângela Rangel Ferreira.
Os idealizadores do projeto realizaram uma pesquisa para diagnóstico sócio-político e cultural dos alunos dos cursos do Pronatec em São João Evangelista e Guanhães, a fim de detectar as principais demandas dirigidas à Previdência Social e conhecer o perfil desses alunos, sobretudo no que se refere à inserção no mercado de trabalho. A partir da construção do “perfil” e identificação das demandas, os esforços foram direcionados para a elaboração das oficinas. Enquanto isso, alunos bolsistas foram treinados pelo gerente da agência da previdência de São João Evangelista, João Carlos Silva, para ministrar as oficinas.
Agenda
A próxima oficina está agendada para quarta, dia 11, às 19h, na mesma escola. Posteriormente, serão agendadas as oficinas em São João Evangelista.
Equipe
Em execução desde maio deste ano, o projeto conta, ainda, com a participação dos estudantes Anderson Godoy de Matos e Nathália Gabriela Alves Pereira.