Os alunos dos cursos técnicos integrados em Administração, Informática e Metalurgia do Câmpus Ouro Branco desenvolveram, durante o segundo semestre letivo, um aquecedor solar feito a partir de materiais reciclados. O projeto, orientado pelo professor de física Rafael Marinho, levou cerca de dois meses para ser concluído. Para a montagem, foram utilizadas cerca de 200 garrafas pet, além de caixas de leite.
Segundo Rafael, dentre os objetivos da atividade estão aprendizagem de uma técnica ecológica com uso de materiais recicláveis, economia de energia elétrica, aplicação prática da física, além dacriação de ambientes de aprendizagem mais colaborativos e práticos. Ainda de acordo com o professor, apesar da ideia da montagem de um aquecedor maior ter sido idealizada pelos alunos de Administração, o trabalho com os protótipos foi desenvolvido também pelas turmas dos cursos de Informática e Metalurgia.
De acordo com a aluna Isabella Dias, “as outras turmas se dividiram em grupos e fizeram projetos menores, por isso doaram garrafas para serem usadas por nós. Queríamos desenvolver algoque pudesse funcionar de verdade, e que pudéssemos ver o processo desde a construção do aquecedor solar até a instalação. A experiência foi incrível, e creio que essa seja uma ótima forma de ensinar uma matéria que geralmente é tão difícil”, conclui.
(Fonte: Câmpus Ouro Branco)