Quantcast
Channel: Pibid
Viewing all articles
Browse latest Browse all 658

Estudantes de Automação do Campus Ouro Preto são premiados em olimpíadas científicas

$
0
0

Habitualmente em evidência pelos resultados alcançados em olimpíadas científicas promovidas em todo o país, estudantes do curso técnico em Automação Industrial do Campus Ouro Preto se destacaram, novamente, em competições realizadas nos últimos meses.

O aluno Caio Tácito Borges da Costa, do 2º ano, foi premiado com medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA 2015). A OBA é um evento promovido anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial do Brasil. Ele também foi um dos pré-selecionados para participar da seletiva brasileira para a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), que será realizada na Índia, em 2016. A competição tem o objetivo de disseminar o estudo da astronomia entre os estudantes do Ensino Médio.

Para Caio, participar de olimpíadas é uma forma de adquirir conhecimento. “O mundo da Física, de Astronomia e da Informática desde cedo despertou minha atenção, então estou sempre em busca do aprimoramento”, afirma. O estudante conta com o apoio de seus professores para se preparar para as provas, seja por meio do conhecimento transmitido em sala de aula, seja com o fornecimento de materiais complementares e indicações de fontes extra-curriculares.

O aluno agora se prepara para a competição internacional. “Essa Olimpíada está em fase de classificação. Ganhei a medalha de ouro em nível nacional e estou me preparando para a seleção internacional. A minha expectativa e meu objetivo serão sempre o ganho de conhecimento e de medalhas. Nessa, em especial, busco representar e vencer pelo meu país”.

O projeto Programa Ação, desenvolvido pela área de Automação do campus e coordenado pelo professor Osvaldo Novais Júnior, também tem contribuído para preparar esses jovens para diversas competições.

Uma equipe formada por integrantes do projeto (os alunos Palloma Stéphanne Silva Brito, Caio Tácito Borges da Costa e Victória Mara da Silva, além do professor Osvaldo Novais Júnior) foi medalha de prata - 2º lugar geral - na grande final da Copa Rio de Algoritmo (CRIA 2015).

A competição nacional foi realizada no Rio de Janeiro, em setembro, e é promovida anualmente pelo Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro (TI Rio) e pela Federação das Empresas de Informática (Fenainfo).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Fonte: Comunicação / Campus Ouro Preto)


Viewing all articles
Browse latest Browse all 658