Os campus Congonhas e Ouro Branco do IFMG assinaram um Protocolo de Intenções para desenvolvimento de um Ecossistema de Inovação Tecnológica na Região do Alto Paraopeba. Participam do projeto, o Consórcio Público para Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP), o Sebrae-MG, o Instituto Quadrilátero, a UFSJ e ainda os governos municipais e as agências de desenvolvimento dos municípios envolvidos.
O acordo tem como finalidade estabelecer alianças estratégias, políticas e ações voltadas para a criação de um pólo de inovação tecnológica que contribua para o desenvolvimento econômico e social da região do Alto Paraopeba. Esta é uma iniciativa pioneira na região que irá fomentar o empreendedorismo e contribuir para a transformação do conhecimento técnico-científico em inovações.
Para o Diretor de Pesquisa e Extensão do IFMG Campus Congonhas, Rodrigo Gomes, “iremos nos empenhar e somar forças para que a região avance na construção de novas possibilidades empreendedoras, tecnológicas, científicas e culturais que possibilitem melhorias significativas para população e ampliação de oportunidades para a economia local”.
Já o Coordenador de Relações Empresariais do IFMG Campus Ouro Branco, Paulo Henrique Oliveira, enfatizou o papel do campus como parceiro estratégico neste processo e destacou a importância de iniciativas como essa para o crescimento econômico da região do Alto Paraopeba por meio da inovação e do empreendedorismo.
A cerimônia ocorreu no IFMG Campus Congonhas, no dia 21/10, durante a Semana de Ciência e Tecnologia e contou também com a apresentação "Inovação, Empreendedorismo e Gestão Sustentável", ministrada pelo palestrante Marcos Fábio Ferreira, que falou sobre os desafios que as organizações vivem nos dias atuais, a importância de todos os setores atuarem em sinergia e de trazer soluções inovadoras para o mercado.
Texto/fotos: Campus Congonhas com informações dos dois campi