Quantcast
Channel: Pibid
Viewing all articles
Browse latest Browse all 658

Docente de Ouro Branco apresenta estudos sobre leitura em simpósio mundial

$
0
0

No momento em que você lê esta notícia, conexões são estabelecidas em sua mente, caro leitor, para proporcionar entendimento sobre o texto lido. Entender como se dá a produção de sentido na leitura é um dos objetos de estudo do professor de Língua Portuguesa e Literatura do Campus Ouro Branco Adilson Ribeiro de Oliveira, que no começo do mês de outubro esteve em Lecce, na Itália, para uma missão de trabalho e participação no V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.

A fala recorrente de que “os alunos não conseguem interpretar” motivou a tese de doutorado do professor, que investigou os caminhos que os estudantes de ensino médio percorrem para produzir sentido na interpretação de texto. “Com isso, talvez possamos propor metodologias para auxiliar e ‘sanar’ determinadas dificuldades”, explica o docente, que segue se debruçando sobre o desafio.

Durante o simpósio mundial – realizado na Università del Salento, que abriga, no seu Departamento de Humanidades, um dos maiores centros internacionais de difusão da língua portuguesa – Adilson Ribeiro atuou em várias reuniões de estudo, articulando-se com pesquisadores de países lusófonos e estabelecendo importante intercâmbio científico e acadêmico em torno dos seus principais interesses de pesquisa e ensino. Produção de sentido em leitura, letramento(s), avaliações de leitura e escrita em larga escala promovidas pelo governo brasileiro, como Enem e Prova Brasil, estiveram entre os temas abordados.

“Foram dias de intenso trabalho direcionado à pesquisa, ao ensino e à difusão da língua, com destaque para a produção brasileira”, avalia. Confira, a seguir, algumas atividades desenvolvidas.

Trabalhos apresentados
•“Representações como elemento constitutivo de competências de leitura: abordagem para o ensino e a pesquisa”, estudo que se insere em uma perspectiva investigativa sobre a produção de sentido em leitura à qual o professor vem se debruçando desde o seu doutoramento.

“Práticas de letramento não escolar e avaliações de larga escala: aproximações e distanciamentos”, que é resultado de uma pesquisa desenvolvida articuladamente a um projeto financiado por convênio entre a Capes e a Fapemig e coordenado pela professora Dra. Juliana Alves Assis, da PUC Minas, o qual teve a participação dos bolsistas Kenia Carolina da Costa e Thiago Ribeiro Perona (Pibic Fapemig), do campus Ouro Preto do IFMG, e da bolsista Fernanda Aparecida do Amaral (Pibic Júnior Fapemig), da Escola Estadual de Ouro Preto.

Obra

(Re)lançamento e apresentação do livro “Questões sobre linguagem, escola e ensino: alguns olhares, várias direções”, coletânea organizada em parceria com professora Gláucia do Carmo Xavier, do Campus Ouro Preto, que reúne trabalhos de professores membros do Geali (Grupo de Estudos sobre Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa), do qual o professor já foi líder.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 658