A Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento e a Diretoria de Tecnologia de Informação promoveram, no auditório da Reitoria, uma reunião com os setores de TI dos campi. Estiveram presentes membros das unidades de Bambuí, Congonhas, Ribeirão das Neves, Ouro Branco, Ouro Preto, Sabará, São João Evangelista e Santa Luzia.
Em entrevista à Diretoria de Comunicação, o pró-reitor de Planejamento, Leandro Antônio da Conceição e o diretor de Tecnologia da Informação, Luiz Ferreira e Pereira, falaram sobre os objetivos da reunião e os projetos que estão sendo implantados.
De maneira geral, quais foram os objetivos dessa primeira reunião unificada?
Basicamente, apresentar a equipe da nova DTI, ouvir as demandas advindas dos campi e dar início a novos projetos a serem desenvolvidos em parceria entre as unidades. Estamos buscando a participação das equipes dos campi em projetos institucionais, com o objetivo de estabelecer e fortalecer um trabalho mais participativo.
Vocês falam em projetos. É possível citar um exemplo?
Bom, um caso que já está em andamento é a utilização do programa “Readmine”, uma ferramenta que auxilia na gestão de projetos. Esse serviço foi disponibilizado pela equipe do Câmpus Ouro Preto e já está oferecendo suporte para a gestão do Vestibular e Exame de Seleção 2016/1. Além disso, estamos trabalhando para implantar a central de serviços.
Central de serviços... como isso funcionaria?
A ideia é criar um catálogo de serviços da TI. Assim, serviços realizados na área de suporte, infraestrutura de redes dentre outros, poderiam ser feitos por núcleos multicampi. Grupos trabalhariam juntos em novas implantações do Conecta ou, projetos de redes, por exemplo; assim uma unidade poderia apoiar a outra.
Também discutiu-se treinamento entre os membros da TI?
Sim, discutimos e o primeiro caso está sendo montado. Na equipe de TI do IFMG, temos alguns especialistas que possuem grande conhecimento sobre o Conecta, em especial o módulo educacional (processos de matrícula e controle acadêmico, entre outros). Por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, o moodle, eles vão treinar outros profissionais que não tem o mesmo conhecimento sobre o assunto, possibilitando capacitação a nível institucional.
A TI pretende reunir-se novamente? Quando?
Sim, realizaremos o I Fórum de TI de 2015 nos dias cinco e seis de novembro. Um dos objetivos é fortalecer a integração desses projetos, mas também pretendemos criar comissões, como a de segurança de informação de caráter institucional para estabelecer as políticas e normas em relação a essa questão.