A professora de Matemática, Adriana Luziê, e o tradutor intérprete de Libras Paulo Mendanha, ambos do Campus Itabirito, desenvolveram o projeto de extensão “Ensino de Matemática para surdos”.
O objetivo principal do projeto é promover a interação dos surdos e colaborar para o desenvolvimento escolar. Para a ação, foi realizado um levantamento nas escolas da cidade a fim de obter dados quanto ao número de estudantes interessados na iniciativa. Dessa forma, as principais dificuldades dos alunos na área da Matemática são trabalhadas durante o curso, que envolve a utilização de metodologias específicas para o aprendizado dos discentes.
No curso, as aulas são ministradas inteiramente em língua de sinais; com isso, espera-se um efeito positivo na participação e no rendimento escolar dos inscritos.
O projeto tem como instrutor do curso o aluno Filipe Brison, estudante surdo e fluente em língua de sinais, que cursa o 2º período de Engenharia Elétrica no campus. O curso é ministrado àssegundas e quintas-feiras, sempre com a supervisão dos coordenadores do projeto.
(Fonte: Campus Itabirito)