Para incentivar os alunos a se interessarem pela docência, o IFMG oferece o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que é uma oportunidade para os alunos se integrarem com pesquisas e processos de iniciação à docência na prática. Foi esse programa a ferramenta utilizada como incentivo para Rafael Costa, Pedro Souza e Jackson Alves, ex-alunos do curso de Física na unidade e recentemente aprovados em mestrados federais.
Rafael Costa, 21 anos, vai fazer mestrado na área de Partículas e Campos pela Ufla e destaca que “o apoio e incentivo dos professores foram fundamentais para a conquista da aprovação”. Ele afirma, ainda, que o Pibid foi determinante para a decisão de se tornar professor. “Foi uma oportunidade incrível participar como bolsista do programa e poder desenvolver atividades acadêmicas, eventos e palestras”, finaliza.
Sobre a aprovação no mestrado também da Ufla, em Física da matéria condensada, Pedro Souza, não poupa elogios aos docentes do campus: “o núcleo de professores da Física é excelente e ressalto a coordenação no quesito disciplina”. O mestrando também deixa a dica para os alunos que estão começando: “é preciso ter consciência do que você quer”.
Aos 24 anos, Jackson Alves obteve a maior nota de currículo no exame unificado da UFSJ, Ufla e Unifal, onde foi aprovado no mestrado para Partículas e Campos, “A Física é muito extensa, nem em 100 anos conseguiríamos estudar todo o conhecimento que ela abrange, no qual a instituição se demonstrou de grande importância, abrindo portas a conhecimentos além do curso”, declara. Aos alunos do IFMG e a todos os estudantes, o conselho do futuro pesquisador é simples: “sejam mais curiosos com as coisas e desenvolvam o prazer pelo aprender. E acima de tudo, tenham disciplina para com os estudos”, completa.