O dia 28 de julho ficou marcado como a data da primeira Reunião do Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), após sua reformulação pela portaria nº 796/2016. Mais representativo, o grupo conta agora com a participação de servidores de TI dos campi, de representantes das quatro macrorregiões do IFMG e das Pró-Reitorias.
“A principal tarefa do Comitê é cuidar para que a formulação e a implementação das estratégias e planos de TI estejam harmonizadas com os objetivos organizacionais de alto nível”, explica Luiz Henrique Ferreira e Pereira, diretor de TI do Instituto e presidente do Comitê. Segundo ele, essa primeira reunião tratou de um ponto crucial para o início dos trabalhos, que é a criação de um regimento, a ser elaborado coletivamente.
Eleita como representante de uma das macrorregiões, a diretora do Campus Itabirito, Fernanda Honorato, salienta que a forma mais viável de se vencer as distâncias entre as unidades é o investimento em tecnologia da informação. “Ter segurança no tráfego de informações, oferecer cursos a distância, tramitar processos eletronicamente, realizar videoconferências, enfim, são muitos os benefícios que o CTIC pode nos permitir. Além disso, integram o grupo pessoas que são referência em seus campi e é muito bom poder tirar proveito desta pluralidade que é o IFMG.”