Visando a redução dos custos e a melhoria na qualidade dos serviços de telefonia, o Campus Ouro Preto passará a contar com o fone@RNP, ofertado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O serviço faz o encaminhamento de chamadas entre instituições clientes por meio da tecnologia VoIP (ou Voz Sobre IP), que possibilita o estabelecimento de conversações telefônicas pela Internet. O serviço já é utilizado por 33 institutos federais, além de instituições de ensino, pesquisa, ministérios públicos e fundações em todo o país. A compra dos equipamentos já foi realizada e a implementação terá início nos próximos meses.
De acordo com o coordenador de TI do Campus, Luciano Corrêa, a principal vantagem do novo sistema é o custo zero nas ligações - locais ou interurbanas - realizadas entre os usuários. Como o serviço faz a interligação da rede de telefonia tradicional à rede IP, caso a chamada seja destinada a uma instituição não cliente, a ligação será entregue pela operadora local, da mesma forma como ocorre atualmente. “O mesmo vale para o caso de perda de conexão com a Internet: o sistema identifica essa queda, acessa a operadora e realiza a ligação, tudo automaticamente”, explica.
Outra vantagem, segundo ele, é que com o fone@RNP, cada computador, notebook ou smartphone terá a possibilidade de ser configurado de modo a se tornar um ramal da Instituição, bastando, para isso, a instalação de um aplicativo gratuito, o softfone. Dessa forma, os benefícios poderão ser usufruídos não somente no Campus, mas também por quem estiver fora do Brasil: “O servidor que estiver no exterior poderá receber ligações a custo zero da instituição de origem ou realizar chamadas gratuitas para qualquer outra instituição que também seja usuária do serviço. E isso já pode ser feito logo após a implementação do serviço no Campus”.
Economia
Para Luciano, a redução dos gastos logo poderá ser percebida. “A manutenção da nossa atual central telefônica, que já está obsoleta, tem custo bastante elevado, além de ser muito trabalhosa. Temos condições de reduzir a conta de telefone do Campus para menos da metade. Ou seja, com o fone@RNP, o serviço vai melhorar e a manutenção será muito mais simples”, reforça. Ainda segundo o coordenador, com o novo sistema, os campi Ouro Preto, Ouro Branco e Congonhas passam a ser cidades-piloto de um projeto, idealizado pelos setores de TI do Instituto, de implementar o mesmo serviço de telefonia em todas as unidades.
Para saber mais sobre o fone@RNP, acesse: https://www.rnp.br/servicos/servicos-avancados/fonernp
Fonte: Comunicação – Campus Ouro Preto