Entre os dias 14 e 15 de julho, realizou-se, no Campus Bambuí, o Simpósio de Pós-Graduação do IFMG (Simpog). Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), o evento abriu um espaço para discutir estrategicamente a pós-graduação no Instituto.
Estiveram presentes professores, alunos e coordenadores de curso de pós-graduação dos campi Bambuí, Ouro Preto, Sabará, Betim e Formiga, totalizando, aproximadamente, 25 pessoas. "É urgente a necessidade de o IFMG investir na pós-graduação para que haja crescimento da Instituição", pondera a TAE da PRPPG Raquel Fonseca. "Pelos depoimentos dos palestrantes, somente conseguiremos atingir excelência no ensino se houver investimentos institucionais em programas de pós-graduação", acrescenta.
Trabalhos
Uma mesa-redonda, no primeiro dia, tratou da realidade dos programas de pós-graduação da Instituição. Houve, ainda, workshop para discutir a instalação de um programa de pós-graduação na área de ciências agrárias no IFMG – ocasião em que o coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal Goiano, Fabiano G. Silva, apresentou as experiências vivenciadas por seu instituto na implantação de cursos de mestrado e doutorado nesta área.
Fabiano G. Silva também conduziu a palestra de abertura oficial do evento, em que foram tratadas as ações de instalação de programas de pós-graduação no IF Goiano. O professor apresentou os caminhos percorridos por aquele instituto para tornar-se um dos possuem o maior número de programas de pós-graduação do Brasil.
No dia 15, além de duas palestras, houve as apresentações orais e por meio de banners dos alunos pós-graduandos, como parte do II Seminário de Pós-Graduação, que ocorreu paralelamente. As palestras, com as professoras Natilene Mesquita Brito (Instituto Federal do Maranhão) e Fábia Magali Vieira (Unimontes), abordaram, respectivamente, processos de avaliação de cursos de pós-graduação e ensino a distância em cursos de pós-graduação (foto).
Leia mais:
↧
Simpósio discute estratégias para Pós-graduação
↧