Quantcast
Channel: Pibid
Viewing all articles
Browse latest Browse all 658

Curso aborda procedimentos para elaboração de projetos de extensão no IFMG

$
0
0

Entre os dias 5 e 7 de julho foi realizado, em Bambuí, o curso de Elaboração de Projetos de Extensão, iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão do IFMG. Ministrado pela prof. Fabiana Besen, do Instituto Federal de Santa Catarina, o evento contou com a participação de 37 servidores dos campi.

O curso, com carga horária de 40h, foi ofertado na modalidade presencial sob o formato de oficina. Temas como componentes do projeto de extensão (diagnóstico da situação e formulação de problema, objetivos, justificativa, metodologia, beneficiários, entre outros), captação de recursos, aplicação e resultados dos projetos foram discutidos entre os participantes.

De acordo com o diretor de Extensão, José Aparecida Bahia, essa foi a fase presencial do curso, que inclui também etapas a distância. “Os trabalhos tiveram início em julho e terminarão em setembro. Teremos, ainda, um período em que os responsáveis pelos projetos vão desenvolver as ideias iniciais propostas no curso e outro em que a ministrante realizará atendimento individualizado a cada professor responsável”, esclarece.

Para a prof.ª Fabiana, do IFSC, a oportunidade foi bastante produtiva: “espero que novas capacitações sejam promovidas, pois evidenciam a necessidade do aprendizado dos servidores e a necessidade do conhecimento entre os campi. Realidades diferentes mas que podem receber tratamentos que as igualem ou que minimizem a discrepância entre eles”, destaca.

Como resultado do curso, será criado um banco de projetos de Extensão com a finalidade, dentre outras, de oportunizar captação de recursos em órgãos de fomento.

Ações de Extensão

De acordo com o diretor de Extensão, José Aparecida Bahia, a proposta do curso surgiu a partir de um processo que vem ocorrendo há algum tempo na pró-reitoria. A ideia é oferecer condições de trabalho para que a equipe possa desenvolver uma série de ações. “Tudo começou com a realização do I Encontro de Extensão do IFMG, em março. Nele, pudemos esclarecer o que é a Extensão, como se pratica, quais são as vertentes existentes e as dimensões possíveis”, explica.

De acordo com Bahia, as três vertentes da Extensão incluem a “extensão popular” (para atendimento às demandas da população em situação de risco social), a “expressão artístico-cultural” (ligada à música, teatro e dança) e a “conexão com o setor produtivo” (aspectos relacionados a estágio, inserção no mercado de trabalho e atendimento ao egresso).

Ele acrescenta que, além da proposta do curso realizado, há outras ações em desenvolvimento no setor, como a criação de um dia específico da Extensão, ainda em discussão; a descentralização dos recursos, de forma que haja condições de atendimento às peculiaridades regionais das unidades; os trabalhos referentes ao projeto Conecta e a criação do Comitê de Extensão, cuja primeira reunião está prevista para o mês de agosto.

(Fotos: Comunicação / Campus Bambuí)


Viewing all articles
Browse latest Browse all 658