Para incentivar produtores de leite a maximizar suas áreas produtivas, foi realizado em 10 de junho, na cidade de Medeiros, um Dia de Campo sobre “Recuperação de Pastagens Degradadas utilizando o Sistema Integração Lavoura-Pecuária- Floresta”. O evento foi organizado pelo professor Cláudio Faria, do IFMG, e pelo zootecnista Alberto Paciulli, ambos do escritório local da Emater na cidade, com apoio da Prefeitura e Câmara Municipal.
Dentre os mais de 70 participantes reunidos em uma fazenda da região, estavam alunos dos cursos de Agronomia, Zootecnia e técnico agrícola do Campus Bambuí. Todos são integrantes do Grupo de Estudo em Bovinocultura – Gebov e do programa Mais Leite e assistiram a três palestras sobre os benefícios do sistema agrosilvipastoril.
Alberto Paciulli explica que o Dia de Campo é um encontro promovido com frequência pela Emater, como parte das ações da empresa para prestação de assistência técnica aos produtores rurais locais. Esta, contudo, foi a primeira vez em que o tema agrosilvipastoril foi abordado. “O balanço do evento foi muito positivo, pois atingimos não só os produtores rurais da cidade, que são o público alvo da Emater-MG, como também os alunos do IFMG, com quem possuímos uma parceria, além de agricultores de outros municípios que compareceram."