Quantcast
Channel: Pibid
Viewing all articles
Browse latest Browse all 658

Eficiência de sensores bioquímicos é foco de pesquisa em Ouro Preto

$
0
0

Materiais porosos com estruturas organizadas têm recebido muita atenção nos últimos anos, por causa do grande interesse em suas aplicações nos campos da eletrônica, fotônica e engenharia de tecidos. Uma variedade de métodos tem sido desenvolvida para a fabricação de filmes poliméricos porosos. Com foco nestas possibilidades, a professora Elisângela Silva Pinto, do Campus Ouro Preto desenvolveu o projeto “Preparação e caracterização de filmes porosos de PAni-PVS para melhoria na eficiência de sensores bioquímicos”.

O trabalho relata a preparação e caracterização de estruturas porosas em filmes poliméricos por um método simples e de baixo custo, no qual as estruturas porosas foram formadas pela rápida evaporação de um solvente volátil na presença de um fluxo de umidade sobre a superfície do filme. Esse método foi usado para produzir os filmes porosos de Poliestireno (PS), em escala submicrométrica, que serviram como moldes para a produção de outros polímeros de maior interesse em ótica e eletrônica, como é o caso da Polianilina / Poli (sulfato de vinil) (PAni / PVS).

Com o controle de parâmetros relevantes, como concentração da solução polimérica, solvente utilizado e espessura dos filmes, filmes finos de PAni / PVS foram produzidos sobre substratos de PS. As imagens de Microscopia de Força Atômica (abaixo) revelam a topografia dos filmes produzidos evidenciando sua porosidade. A PAni / PVS tem sido estudada como sensor bioquímico - a porosidade na superfície dos filmes aumenta sua área de contato com a superfície, produzindo sensores mais eficientes. “O objetivo desse trabalho foi produzir filmes porosos de PAni / PVS visando a melhoria da eficiência desses materiais em sua utilização como sensores de ureia”, explica a pesquisadora.

A pesquisa foi desenvolvida em colaboração com os professores Gislayne E. Gonçalves (IFMG - Campus Ouro Preto), Rodrigo F. Bianchi (Ufop), Bernardo R. A. Neves (UFMG) e com participação das alunas Adriana Madalena de Araújo Faria e Michelline Araújo Miranda, Bolsistas PIBITI/CNPq.

 

 Figura 1: Imagens de Microscopia de Força Atômica de PS/vidro; PAni-PVS/PS/vidro (10 bicamadas); PAni-PVS/PS/vidro (20 bicamadas); PAni-PVS/PS/vidro (30 bicamadas)

Edital: 005/2011

Projeto: “Preparação e caracterização de filmes porosos de PAni-PVS para melhoria na eficiência de sensores bioquímicos”


Viewing all articles
Browse latest Browse all 658