Quantcast
Channel: Pibid
Viewing all articles
Browse latest Browse all 658

Pré-IFMG oferece atividades para alunos de escolas municipais em Ouro Preto

$
0
0

Alunos de escolas municipais de Ouro Preto participaram várias atividades promovida pelo projeto Pré-IFMG, nos meses de abril e maio. A ação foi integrada por estudantes das escolas Izaura Mendes e São Sebastião.

 

Criado em 2013, o Pré-IFMG é um projeto de inclusão social que atende estudantes de escolas de ensino fundamental e médio, que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e que desejam prestar as provas do Enem. O trabalho é desenvolvido e executado pelos alunos de Geografia e Física do campus, que estejam cursando a disciplina Estágio Supervisionado.

 

A iniciativa oferece aos estudantes de escolas estaduais e municipais de Ouro Preto um pré-vestibular gratuito como forma de contribuir para o ingresso no IFMG. Durante as aulas são trabalhados os conteúdos exigidos pelo edital do processo seletivo do Instituto, auxiliando na alfabetização de alunos do ciclo básico.

 

 

Visita ao campus, aniversário e alfabetização

 

Os alunos da Escola Izaura Mendes conheceram os cursos  técnicos oferecidos pelo campus, além dos pavilhões de Mineração, Segurança do Trabalho, Edificações e Automação Industrial. No laboratório de Pesquisas Ambientais, os estudantes foram apresentados a um trabalho envolvendo insetos como bioindicadores. Já os alunos da Escola São Sebastião, participaram de atividades de alfabetização

 

 

Resultados

 

Para as estagiárias que participam do projeto, a iniciativa traduz o desejo de uma educação capaz de transformar a situação dos alunos das escolas atendidas, algo que vem sendo alcançado gradativamente. Em 2014, quatro estudantes obtiveram aprovação nos exames de ingresso ao IFMG, número que passou para 12 no ano passado. “É importante salientar que essa ação contribui para a elevação da autoestima, estímulo da autoconfiança e capacidade de criar autonomia de estudantes de periferia sem perspectiva, além de promover a inclusão de alunos do município no Instituto", explica a estagiária Hélen Ramos Jardim.

 

 

(Fonte: Comunicação Ouro Preto)


Viewing all articles
Browse latest Browse all 658