O segundo encontro do Núcleo de Educação a distância (Nead) do IFMG aconteceu no último dia 12 de maio na Reitoria do Instituto. As atividades foram convocadas pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e destinada a todos os coordenadores de EAD dos campi que oferecem essa modalidade.
Foram discutidas a aprovação do regimento de bolsas e ofertas de cursos, a instauração de comissão para elaborar o regulamento complementar de educação a distância e as propostas de criação de grupos de estudo junto a Capes e Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação.
“O grupo de representantes demonstrou certas preocupações com o futuro das políticas da educação de ensino superior”, diz o coordenador de Gestão e Desenvolvimento de Ensino do IFMG, Orimar dos Reis, que completa: “o núcleo tem perspectivas para a oferta de novos cursos, vamos a Brasília para nos reunirmos com o MEC, mas a situação está à mesma para todo o Brasil, no que tange à rede e-Tec”, relata o coordenador.
Para Cleder Silva, assessor de política institucional, a Proen tem realizado debates e buscando meios para articular e institucionalizar a modalidade de ensino à distância. Para isso, são realizadas reuniões trimestrais, “para o segundo semestre, novas reuniões serão realizadas para fortalecer ainda mais essa modalidade de ensino”, conclui.