Quantcast
Channel: Pibid
Viewing all articles
Browse latest Browse all 658

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas alerta para a prevenção contra a gripe H1N1

$
0
0

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas está se mobilizando para o combate ao vírus da gripe Influenza A, ou H1N1. De acordo com a médica e coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida do IFMG, Adna Soares Eleutério, a prevenção é a melhor estratégia a ser adotada por toda a comunidade da Instituição – alunos e servidores –, para que seja evitada a propagação da doença.

 

Dados do Boletim Epidemiológico de Influenza, do Ministério da Saúde, apontam que até abril de 2016 foram registrados mais de 2 mil casos de Influenza A (H1N1) em todo o país, sendo mais de 400 óbitos. Ainda segundo o documento, a região sudeste é a que concentra o maior número de ocorrências: mais de 1200.

 

Nesse sentido, elaboramos uma lista de perguntas e respostas, com o objetivo de esclarecer as principais características da doença, sintomas e, principalmente, maneiras básicas de prevenção, seja em casa, no trabalho ou em sala de aula. Confira!

 

O que é a Influenza A (H1N1)?

É uma doença respiratória aguda causada por um novo subtipo mutante do vírus Influenza. Esse vírus teve origem na recombinação genética dos vírus de origem suína, humana e provavelmente aviária. Sua transmissão se dá de pessoa para pessoa por meio da tosse, espirros e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

 

Quais são os sintomas?

Os mais importantes são febre repentina e tosse e/ou dor de garganta. Alguns sinais de piora incluem dificuldade respiratória (falta de ar). Outros sintomas possíveis são: dores musculares, cansaço, calafrios, perda de apetite, dor de cabeça, coriza, espirro, diarreia ou vômito e dores abdominais.


Como alguém que está com a gripe pode infectar outras pessoas?

As pessoas infectadas podem infectar outras a partir do primeiro dia antes do desenvolvimento dos sintomas e até sete dias ou mais depois de adoecer. Isso quer dizer que você pode transmitir o vírus para outra pessoa antes de saber que está doente, bem como depois de adoecer.

 

Mas como exatamente?

Quando uma pessoa infectada tosse e/ou espirra, as gotículas expelidas podem atingir e infectar outra pessoa que está próxima (geralmente a um metro de distância ou menos).

Quando alguém toca ou aperta a mão de uma pessoa infectada e depois toca em sua boca, seus olhos ou seu nariz sem antes lavar as mãos.

Quando alguém toca superfícies ou objetos (por exemplo: maçanetas de portas, barras de apoio de ônibus ou metrô, aparelhos de telefone, entre outros) contaminados com o vírus da gripe e depois encosta na boca, seus olhos ou seu nariz sem antes lavar as mãos.

 

Quais são as medidas para evitar a propagação da doença?

 

Higiene pessoal:

Lavar frequentemente as mãos, utilizando água e sabão.

Se houver disponibilidade, utilizar álcool gel a 70% para desinfecção das mãos com frequência.

Utilizar lenços de papel descartável para cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar (etiqueta respiratória); caso não haja lenço de papel, não tossir ou espirrar nas mãos, mas sim, contra o braço.

Não reutilizar lenços de papel e evitar o uso de lenços de pano.

Evitar tocar a boca, olhos e nariz sem lavar as mãos.

Não compartilhar utensílios (copos, talheres, pratos, toalhas de rosto) e alimentos.

Evitar contato próximo com outras pessoas (abraçar, beijar etc.).

Higiene ambiental:

Manter os ambientes limpos e arejados.

Manter portas e janelas sempre abertas.

Os bebedouros devem ser continuamente higienizados.

Se possível, minimizar a quantidade de móveis, estofados e outros objetos que podem ser contaminados e são difíceis de limpar.

Os ambientes e superfícies devem ser limpos preferencialmente após cada turno de trabalho.

 

Higiene de utensílios:

Objetos manipulados por várias pessoas como maçanetas, torneiras, interruptores, telefones, caixas eletrônicos, teclados, mouses devem ser higienizados continuamente com água e sabão. Caso não seja possível deve-se lavar ou utilizar álcool a 70% nas mãos antes e depois de manipular tais objetos.

Os utensílios de cozinha, como pratos, talheres, copos, vasilhas devem ser limpos e desinfetados após cada uso.

 

Vacinação

Devem tomar a vacina crianças de 6 meses a menores de 5 anos; adultos com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; indígenas; gestantes; mulheres até 45 dias após o parto; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas. Está em vigor, via Ministério da Saúde, a 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A meta é vacinar, até o dia 22 de maio, 80% do público-alvo citado acima.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 658