O livro “Juventude Negra na EJA: o direito à diferença”, de autoria do professor Natalino da Silva, do Campus Ouro Preto, foi selecionado pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE Temático 2013 para a Educação de Jovens e Adultos. A ação se deu por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do MEC.
A publicação foi contemplada no tema “Juventude” e será distribuída nas escolas públicas federais e das redes de ensino municipais, estaduais e do Distrito Federal que ofereçam os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio.
Resultado da pesquisa de mestrado do professor, a obra enfoca o cotidiano escolar de jovens negros da EJA em uma escola municipal de Belo Horizonte. “Nesse contexto, buscou-se compreender alguns dos significados e sentidos atribuídos por esses sujeitos aos processos de escolarização construídos nessa modalidade de ensino”, explica.
Ele conta que a motivação para escrever sobre o tema veio quando realizava seu trabalho final do curso de Pedagogia, no qual tratou da temática da EJA em interface com a formação continuada docente e as relações étnico-raciais. “No momento que estava realizando esse trabalho, percebi a presença significativa de jovens nessa modalidade de ensino. Isso me motivou a propor o tema da pesquisa que ocasionou o trabalho publicado nesse livro”.
O livro também é reflexo da experiência do professor nesta área de atuação: Natalino da Silva participa, há vários anos, de ações de formação de professores realizado pelo Programa Ações Afirmativas na UFMG e do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neja/UFMG). Já atuou como assessor pedagógico de educação popular e promoveu diálogos sobre relações étnico-raciais com docentes que atuam na rede municipal de Belo Horizonte. É, ainda, membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação e da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros.
(Fonte: Comunicação Campus Ouro Preto)