Laura Araújo Viana e Juliana de Brito Pereira, alunas do IFMG em Ouro Preto e Governador Valadares, participarão da condução da Tocha Olímpica nas respectivas cidades, prevista para os dias 13 e 11 de maio, respectivamente. A escolha das estudantes se deu por meio de concurso promovido pelo Ministério da Educação, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação.
A seleção envolveu alunos regularmente matriculados nos anos finais dos ensinos fundamental e médio, dos municípios por onde passará a Chama Olímpica. A proposta era que fossem selecionados três estudantes por cidade, sendo dois do Ensino Fundamental um do Ensino Médio. Os campi foram escolhidos pelo MEC para participar desta seleção em razão dos excelentes resultados de melhoria na qualidade da educação, comprovada pelos indicadores educacionais do Inep e dados do Enem 2014.
Com o macrotema “Os Jogos Olímpicos e o Brasil”, a proposta da redação procurou estimular e fortalecer nas escolas os valores olímpicos de respeito, amizade e excelência e os valores paralímpicos de determinação, coragem, igualdade e inspiração. “Esses valores são muito interessantes, falam um pouco sobre a nossa vida e não se aplicam somente ao esporte. São valores que estão no nosso meio”, afirma Laura, aluna do primeiro ano do curso técnico integrado em Administração de Ouro Preto.
Laura Elisa Araújo Viana
Juliana de Brito Fontenele Pereira
(Com informações da Comunicação dos Campi Governador Valadares e Ouro Preto)
Leia mais: