O Ministério da Educação (MEC) lançou a “Hora do Enem”, programa que auxilia o aluno a se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2016. A plataforma visa criar métodos de estudos individuais para cada um dos usuários. Para utilizar o novo recurso basta que o interessado tenha acesso a qualquer dispositivo ligado à internet.
Simulado
Os estudantes das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do último ano do ensino médio podem participar do primeiro simulado on-line na Plataforma Hora Enem, no dia 30 de abril.
A primeira prova terá 20 questões por área de conhecimento, com o total de 80 questões cada uma, sem redação. Ao iniciar o simulado, o estudante é obrigado a finalizar a prova. O resultado de desempenho saíra automaticamente, comparando a nota com o curso e a instituição de preferência. A intenção é oferecer uma experiência parecida com a do dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para a diretora-geral da Associação de Comunicação Roquette Pinto (gestora da TV Escola, canal de televisão do MEC), Mônica Franco, é importante que os alunos realizem o cadastro na plataforma e participem do simulado on-line. “Com o resultado das provas teremos um diagnóstico, uma análise do desempenho e, com isso, o estudante poderá elaborar um plano de estudos personalizado”, diz.
O presidente do Conif, Marcelo Bender Machado, ressalta a necessidade de oferecer várias possibilidades para a qualificação dos estudantes do país. “Com a iniciativa do MEC em criar a Hora do Enem será possível disponibilizar oportunidades de aprendizado semelhantes para todos”, afirma.
TV Escola
O programa Hora do Enem, da TV Escola, contará com a colaboração dos docentes dos Institutos Federais, dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet’s) e do Colégio Pedro II na produção de conteúdo, cujo material também será disponibilizado na Plataforma Hora do Enem e no MECFlix.
Acesse aqui para acessar a Plataforma Hora do Enem e se cadastrar.
(Fonte: Ascom Conif)