A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFMG esteve presente, nos dias 5 e 6 de abril, ao Encontro das Coordenações Estaduais do Profuncionário da Região Sudeste. O evento é promovido pela Coordenação Geral de Fortalecimento dos Sistemas Públicos de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e com as Coordenações do Profuncionário dos Estados do Sudeste.
Participaram da atividade, representando o IFMG, o Coordenador de Políticas para o Ensino Técnico, Lucas Marinho, a pedagoga do Campus Governador Valadares Clara Agostini, e a equipe do Núcleo de Educação à Distância da Reitoria (Nead), composta pelos coordenador de Políticas Institucionais, Cleder Silva, pelo coordenador Administrativo, Alexander Fuccio, e pela coordenadora Pedagógica, Antonia Nunes. O Profuncionário é o Programa Indutor de Formação Profissional em Serviço dos Funcionários da Educação Básica Pública, em habilitação compatível com sua atividade educativa, na modalidade da Educação a Distância (EAD). Saiba mais no site do MEC.
Dentre os pontos abordados no encontro estiveram a realização de um diagnóstico nacional e o Plano Estratégico da oferta dos Cursos do Profuncionário; o levantamento, por instituição, da previsão de oferta em 2016; a identificação de como está o funcionamento das Coordenações Estaduais no Sudeste; o financiamento dos cursos do Profuncionário. Destacaram-se, ainda, os esclarecimentos sobre a proposta pedagógica dos cursos do Profuncionário que, dadas suas características, exige organização institucional e abordagem metodológica específicas, incluindo-se aí, especialmente, o sistema de avaliações do processo ensino-aprendizagem.
De acordo com os representantes do IFMG no encontro, a oferta deste programa pode se constituir como uma oportunidade ímpar para o cumprimento de alguns dos objetivos dos Institutos Federais, relacionados à oferta de educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos; e de cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores.
(Da esquerda para direita: Lucas Marinho (IFMG), Aline Collyer e João Monlevade (MEC), Clara Agostini (IFMG/GV), Alexander Fuccio, Antonia Nunes e Cleder Silva (Nead-Proen/IFMG)