Entre os dias 21 e 25 de setembro, a delegação brasileira cumpre agenda na Finlândia com os objetivos de conhecer o sistema educacional do país, observar a relação das universidades com as empresas, prospectar parcerias e discutir os primeiros resultados do programa Professores para o Futuro. A missão técnica foi organizada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
A delegação é composta de reitores, assessores de Relações Internacionais das instituições da Rede Federal e representantes do MEC, que visitarão universidades e empresas na capital finlandesa, Helsinque, e nas cidades de Hamelina, Tampere e Turku. A programação inclui debates, apresentação do sistema educacional brasileiro e participação em seminários.
A ação tem o apoio do Ministério da Educação da Finlândia, da Conferência de Reitores de Universidades de Ciências Aplicadas da Finlândia (Arene), da Associação Finlandesa de Desenvolvimento do Ensino Técnico e Profissional (AMKE), do Centro Internacional para Mobilidade da Finlândia (CIMO) e da Confederação da Indústria Finlandesa (EK).
Professores para o futuro – Em 2014 e 2015, 62 docentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, selecionados nas duas primeiras etapas do programa Professores para o futuro, realizaram intercâmbio de capacitação na Finlândia. A iniciativa da Setec e do CNPq estimula a estruturação de projetos de desenvolvimento socioeconômico por meio de intercâmbio de professores da rede em universidades da área de ciências aplicadas naquele país.
↧
Delegação da Rede Federal cumpre agenda na Finlândia para estreitar relações
↧