São João Evangelista: ações para as comunidades interna e externa
O Campus São João Evangelista promoveu, no dia 6 de abril, duas ações – interna e externa – para mobilização e combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti. As atividades ocorreram em consequência da comemoração do Dia Mundial da Saúde, 7 de abril.
Como ação interna, turmas do Ensino Médio e Ensino Superior dividiram-se em equipes e realizaram mapeamento de locais com acúmulo de lixo e água, além de limpeza e descarte de lixo. Os participantes tiveram a orientação dos servidores do campus.
Além disso, foi realizada passeata de conscientização da comunidade externa sobre a necessidade de eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito. Participaram da ação alunos, docentes e técnicos administrativos do IFMG, além de representantes das redes estaduais e municipais de ensino. Houve apresentação da fanfarra do campus, além da distribuição de folhetos para a população. As atividades no campus foram promovidas em consequência da comemoração do Dia Mundial da Saúde, 7 de abril.
Ponte Nova: visita a residências e estabelecimentos públicos
No dia 7 de abril, alunos dos cursos técnicos integrados do Campus Avançado Ponte Nova saíram às ruas mobilizados para o combate ao Aedes aegypti. Os estudantes foram acompanhados por agentes de saúde e visitaram residências, estabelecimentos comerciais e prédios públicos, orientando a população sobre os riscos e a necessidade de cuidados. Houve, ainda, distribuição de cartilha com orientações sobre prevenção e ações para eliminação do mosquito.
O professor de Filosofia e Sociologia do campus, José Costa, apresentou aos estudantes o histórico de combate ao mosquito e apontou as dificuldades do enfrentamento, bem como . Para a estudante do curso técnico integrado em Administração, Juliana Osório, “foi uma maneira de conscientização de todos para a urgência do momento”. Com uma população de 60.000 habitantes, Ponte Nova teve uma incidência de 148 casos de doenças associadas ao Aedes aegypti nos meses de janeiro e fevereiro de 2016, segundo dados do Ministério da Saúde.