Estudos sobre saúde e segurança no trabalho desenvolvidos no Campus Bambuí foram apresentados, no final de março, no Simpósio Internacional de Segurança e Higiene Ocupacional (International Symposium on Occupational Safety and Hygiene - SHO 2016). Realizado na Universidade do Minho, Portugal, o evento reuniu especialistas, investigadores e profissionais responsáveis pela prevenção de acidentes e trauma no trabalho em nível mundial.
Estudante do 9º período do curso de Engenharia de Produção, Kamyla Espíndola Gibram Reis representou os colegas e a Instituição ao apresentar, na modalidade pôster, dois artigos distintos escritos sob orientação do professor Wemerton Luis Evangelista. Ambos trabalhos foram baseados em pesquisa realizada em um curtume do sudoeste do Estado. “Tive a oportunidade de apresentar nossos trabalhos para os grandes nomes da saúde ocupacional em nível mundial”, relata Kamyla Espínola.
Estudos – O primeiro artigo foi apresentado em inglês, com o título "Industrial Wastes: analysis of parameters addressed by the Regulatory Norm 25 in a tannery located in southwest of Minas Gerais" – ou seja, "Resíduos industriais: análise dos parâmetros abordados pela Norma Regulamentadora (NR-25) em um curtume localizado no sudoeste de Minas Gerais". Em resumo, o estudo teve como objetivo verificar a aplicabilidade dos requisitos estabelecidos pela NR 25 relacionados a resíduos industriais em um curtume, analisando a destinação dos resíduos sólidos, líquidos e gasosos derivados dos processos de produção. Além de Kamyla Espíndola, assinam o trabalho Estefânia Paula da Silva e Wemerton Luis Evangelista.
Já o segundo artigo foi apresentado em português, com o título “Saúde do trabalhador: análise dos riscos ambientais e doenças ocupacionais em um curtume”. Em síntese, teve como propósito analisar a organização do trabalho, verificando as prováveis doenças ocupacionais e os danos causados ao meio ambiente no desempenho de atividades realizadas em um curtume do sudoeste de Minas. Para isto foram levantados os riscos ambientais existentes – químicos, biológicos, físicos, ergonômicos –, as doenças ocupacionais para cada grupo de risco e também os acidentes. Os autores são Estefânia Paula da Silva, Kamyla Espíndola Gibram Reis, Lucas Pimenta Silva Paiva, Pedro Henrique Silva e Wemerton Luis Evangelista.
Os artigos apresentados foram, também, publicados em dois livros editados pela CRC Press (Taylor & Francis).
Apoio – “Além de contribuir para a comunidade acadêmica com as pesquisas que foram desenvolvidas em nossos trabalhos, pude absorver aquilo que foi discutido no evento em workshops, fóruns e palestras”, avalia Kamyla Espínola. A participação da aluna no simpósio teve suporte direto do campus. “Sem o auxílio financeiro da Instituição seria impossível que algum dos autores tivesse participado. Agradecemos à Diretoria do Campus Bambuí, que prestou fundamental assistência para que fosse possível representar os autores dos trabalhos, o nome do nosso curso e do nosso Campus fora do País", conclui a estudante.
O Campus Bambuí informa que, em breve, publicará edital para esta modalidade de evento.
(Com informações do Campus Bambuí)