A assessora de Relações Internacionais (Arinter) do IFMG, Ana Cristina Magalhães Costa, participou, no dia 31 de março, do Encontro Brasil-Finlândia. O evento teve como principais finalidades promover a continuidade de ações já consolidadas e ampliar parcerias entre instituições brasileiras e finlandesas nas áreas da educação e da pesquisa.
O Encontro Brasil-Finlândia foi realizado no Instituto Federal de Brasília (IFB) e contou com a participação de representantes de instituições da Rede Federal, de universidades finlandesas, da Embaixada e do Ministério da Educação da Finlândia.
No âmbito do IFMG, Ana Cristina explica que a partir desse evento será possível a discussão interna para elaboração de uma possível proposta de parceria naquele país. Para viabilizar esse e outros potenciais acordos de cooperação com países vizinhos, será necessário elaborar um diagnóstico da Arinter na Instituição.
“Por meio do diagnóstico, será possível mapear as ações em andamento nos campi, as pesquisas de interesse e as áreas de investimento em parcerias. Isso para que tenhamos condições de avaliar o que o IFMG pode ofertar”, destaca a assessora.
Além do estabelecimento de novas alianças entre escolas dos dois países, foi anunciada durante o evento em Brasília, ainda para 2016, a assinatura de um memorando de entendimento (MOU, na sigla em inglês) entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Conferência de Reitores de Universidades de Ciências Aplicadas da Finlândia, (Arene, na sigla em inglês).
O MOU incluirá o intercâmbio de estudantes e servidores, projetos de pesquisa, parcerias institucionais, seminários e workshops conjuntos. Para o reitor do IFB e coordenador da Câmara de Relações Internacionais do Conif, Wilson Conciani, as futuras iniciativas trarão importantes contribuições e reforçarão a cooperação entre os países. “A exemplo do Programa Professores para o Futuro, a Rede Federal já alcançou excelentes resultados em parceria com a Finlândia. Estamos convictos de que, nesta nova etapa, as ações previstas viabilizarão saldo ainda mais positivo e surpreendente para as instituições, servidores e estudantes”, afirma.
Professores para o Futuro – A primeira parceria entre o Brasil e a Finlândia firmou-se com a promoção do Programa Professores para o Futuro. Por meio da ação, docentes da Rede Federal têm a oportunidade de realizar intercâmbio de capacitação no país, com os objetivos de conhecer o sistema educacional, observar a relação das universidades com as empresas e prospectar parcerias. A iniciativa, da Setec e do CNPq, estimula a estruturação de projetos de desenvolvimento socioeconômico por meio da mobilidade em universidades da área de ciências aplicadas. A última seleção foi realizada em dezembro, para capacitação nas Universidades de Ciências Aplicadas finlandesasHäme University of Applied Sciences (HAMK) e Tampere University of Applied Sciences (TAMK). Nesse edital específico, o IFMG não possui professores em atuação.
Parcerias com instituições estrangeiras – Atualmente, o IFMG possui acordos de cooperação firmados com instituições no Canadá e em Portugal.
Para conhecer as ações da Assessoria de Relações Institucionais do IFMG, acesse: http://www.ifmg.edu.br/index.php/quem-somos
(Com informações do Conif)