O reitor do IFMG, professor Kléber Gonçalves Glória, tomou posse ontem, 22 de setembro, durante cerimônia realizada em Brasília (DF) com a presença do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.
Participaram da solenidade o secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Feres; o ex-reitor do IFMG, Caio Mário Bueno Silva; os representantes do IFMG, Cristiane Soares Mendes de Jesus, Neimar Freitas Duarte, Oiti José de Paula, além de outras autoridades.
Para o reitor, o apoio da comunidade acadêmica será fundamental para superar os desafios da nova gestão. “Este desafio não o farei sozinho, pois não seria capaz de cumprir com tamanha responsabilidade, atuando de forma isolada. Confio plenamente que a comunidade acadêmica irá nos auxiliar nessa empreitada, seja respaldando nossas ações ou até mesmo divergindo, mas sempre na busca do melhor para o IFMG. Prometo retribuir a todos a confiança demonstrada, através de um trabalho árduo, buscando sempre o diálogo, a valorização do serviço público e dos servidores e o fortalecimento da parceria do IFMG com a Setec”, enfatiza. Ainda em seu discurso, o gestor reconheceu os trabalhos prestados pelo professor Caio e sua equipe, agradecendo-o em nome de toda a comunidade acadêmica do IFMG.
De acordo com o secretário da Setec, Marcelo Feres, “o IFMG tem atuado de forma destacada na promoção e execução das políticas públicas de educação e inclusão social. Trata-se de uma instituição que está posicionada em um estado estratégico para o desenvolvimento do país. Temos certeza que o reitor eleito irá envolver a comunidade acadêmica para uma atuação cada vez mais articulada com a sociedade e o setor produtivo, dando continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido”, destaca.
Formação – Kléber Gonçalves Glória é graduado em Letras, mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade e doutor em Gestão Pública. Possui, ainda, as seguintes especializações: Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Lavras, Metodologia do Ensino Superior, Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Aperfeiçoamento em Gestão para os Gestores dos Institutos Federais pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
Trajetória – Com longa história no IFMG, é ex-aluno do Câmpus São João Evangelista. No período de 1984 a 1991, foi técnico-administrativo em Educação na então Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista. E, de 1992 até o momento, ocupa o cargo do docente na mesma instituição. Também atuou como Diretor-Geral do Campus São João Evangelista por dois mandatos consecutivos (2003 a 2011). Ao término de seu mandato como Diretor-Geral, participou ativamente dos trabalhos de construção do Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG.
(Fotos: João Neto / MEC)
Leia mais: