“Tenho um aluno surdo. E agora?”: esse é o tema de um material informativo elaborado para dar suporte aos profissionais que atuam com estudantes surdos no Instituto Federal de Minas Gerais. O conteúdo foi enviado a todos os docentes, via e-mail institucional, a fim de prepará-los, orientá-los e, sobretudo, para enriquecimento do aprendizado dos alunos envolvidos.
A iniciativa do projeto partiu da tradutora e intérprete de Libras do Campus Ribeirão das Neves, Débora Goulart da Silva Duque. A servidora explica que realizou consultas com outros profissionais no IFMG para a coleta de diferentes perspectivas, com o objetivo de aprimorar o trabalho e garantir o entendimento pelo público-alvo.
“Primeiramente solicitei a leitura do material por um docente do campus, membro do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), que contribuiu com excelentes sugestões. Depois, compartilhei com a Coordenação Pedagógica do campus e todos também contribuíram. Ou seja, foi uma cartilha feita a muitas mãos”, explica Débora.
A necessidade da elaboração de material orientador aos educadores surgiu a partir da inscrição de 11 candidatos surdos no Vestibular e Exame de Seleção 2016, iniciado no mês de janeiro. Desse total, quatro obtiveram aprovação: três para Ponte Nova e um em Itabirito. Atualmente, a Instituição já conta com seis estudantes surdos matriculados regularmente.
“São informações essenciais para o acolhimento e para o atendimento aos alunos surdos. Uma importante iniciativa, que marca a nossa trajetória em busca de um IFMG mais inclusivo”, ressalta a responsável pelo setor de Políticas Inclusivas da Pró-Reitoria de Ensino, Delaine Oliveira Sabbagh.
O desenvolvimento do material informativo contou com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino e da Diretoria de Comunicação do IFMG.
Acesse:
http://www.ifmg.edu.br/informativo/alunos-surdos/