Durante três dias, representantes de 15 campi e da Reitoria do IFMG participaram do I Encontro de Extensão. O evento ocorreu de 1º a 3 de março no Centro de Treinamento da Emater, em Bambuí, e teve como objetivo estabelecer metas e ações em todo o Instituto.
Para o diretor de Extensão, José Aparecida Bahia, o evento superou as expectativas. “Os participantes tiveram a oportunidade de ouvir e ser ouvidos. O encontro, realizado pela primeira vez, foi fundamental para fortalecer o relacionamento interpessoal e viabilizar a conexão entre as unidades”, explica.
O primeiro dia foi exclusivo para obter diagnóstico da situação da extensão nos campi. A abertura foi feita pelo diretor de Extensão, que também apresentou perspectivas da área nos Institutos Federais. Segundo José Aparecida, as instituições – apesar da falta de recursos –, estão conseguindo realizar um bom trabalho, o que demonstra “grande capacidade de mobilização, superação e criatividade”, completa. Houve, ainda, apresentação do Guia de Extensão, pelas servidoras da Reitoria, Lívia Serreti e Kátia Lima.
A programação contou, ainda, com as palestras “Oferta e operacionalização de estágios”, por Arnaldo Francisco (Campus Bambuí) e “Elaboração de projetos de extensão”, ministrada pelo prof. Jorge Noronha. O encontro teve, também, a participação do pró-reitor de Extensão do Instituto Federal do Sul de Minas, Cléber Ávila Barbosa, que destacou a organização interna e as fontes e meios de funcionamento da extensão no local. Ao longo do encontro foram abordados, dentre outros temas, a curricularização, o financiamento e o funcionamento da área.
De acordo com o pró-reitor de Extensão, Carlos Bernardes, que encerrou o evento no dia 3, a iniciativa possibilitou o compartilhamento de experiências. “É importante ouvirmos os anseios, as dificuldades e as novas propostas para promovermos um trabalho conjunto, com a finalidade de aprimorar a extensão no Instituto”, destaca. Carlos acrescenta, ainda, que todas as ações, planejadas ou em execução, estão sendo promovidas em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino.
A equipe da Proex esteve representada pelo pró-reitor e pelo diretor de Extensão, e também pelos servidores Kátia Lima, Lívia Serreti e Keneston Coelho. Além disso, estiveram presentes o diretor de Assistência Estudantil, Paulo César Lourenço, o coordenador do Pronatec, Reinaldo Proença e o diretor de Ensino de Graduação, Carlos Henrique Bento.
Encontros regionais e fórum permanente – Durante o encontro, os campi foram divididos em quatro regiões: leste, oeste, metropolitana e central, o que facilitará a realização de futuros encontros que, a partir de agora, passam a ser regionais. A próxima reunião já está programada para o mês de abril, ainda sem localidade definida. Para oportunizar o debate e estimular a participação conjunta e constante dos representantes, ficou estabelecida a criação de um fórum permanente de comunicação.