Os estudantes Antônio Márcio Divino, Eduardo Júnior da Silva Resende e Renan Resende Gusmão Xavier, do quarto período do curso de Licenciatura em Computação do Câmpus Ouro Branco, tiveram um aplicativo para a plataforma Android aprovado na X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (LACLO) e no IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), que ocorrem conjuntamente em Maceió (AL).
O protótipo do aplicativo será apresentado no LACLO entre os dias 26 e 30 de outubro e concorrerá com trabalhos de outras instituições. A apresentação ocorrerá em um espaço de visitação, disponibilizado durante o primeiro dia do evento. Os trabalhos que receberem as melhores notas por categoria serão classificados para a etapa final, que será realizada no dia 27 de outubro.
Aplicativo
Segundo o professor da disciplina de Fundamentos e Metodologias para Ensino de Informática na Educação (FMEIE), Luciano Vilas Boas Espiridião, o aplicativo tem por objetivo auxiliar no ensino de programação de computadores, facilitando o uso das instruções na linguagem Java e, pode ser utilizado pelos alunos do próprio curso ou, ainda, em cursos de informática. O trabalho foi desenvolvido pelos estudantes dentro da disciplina que está inserida na proposta do Trabalho Interdisciplinar 2015/1, mas os estudantes tiveram a orientação de todos os professores do curso de Licenciatura em Computação do Câmpus Ouro Branco.
“Os estudantes dedicaram-se durante todo o semestre no desenvolvimento do protótipo e, paralelamente, inscreveram o protótipo para a conferência. Mesmo que não houvesse o aceite já seria ótimo, pois geralmente o feedback que se recebe é muito bom e ajuda melhorar o trabalho. O aceite do trabalho é mais uma grande conquista para o nosso câmpus e para o IFMG”, explica Luciano.