Com o objetivo de conhecer as experiências, recursos tecnológicos e profissionais envolvidos com a acessibilidade e inclusão na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), os servidores do Núcleo de Atendimento às pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE) do IFMG e da Coordenadoria Intersetorial de Promoção da Acessibilidade (CIAC) do Campus Ribeirão das Neves e da Reitoria, realizaram no dia 17 de fevereiro, uma visita técnica ao Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV) e ao Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UFMG.
A coordenadora do CADV, Vera Lúcia Moreira Nunes, destacou a importância de envolver os colegas dos estudantes com deficiência na produção de materiais e nas ações de acessibilidade. Os servidores Herivelton e Abel, que são deficientes visuais e trabalham no centro, demonstraram diversos recursos tecnológicos que promovem a acessibilidade da pessoa com deficiência visual, mas enfatizaram a importância de verificar o melhor equipamento de acordo com as necessidades de cada pessoa.
O professor Marcos Vinícius Bortolus, subcoordenador do NAI, destacou o risco de distanciamento que os formulários digitais podem promover em relação ao aluno. Para Bortolus, o contato face a face é fundamental para compreender e criar estratégias para suprir as necessidades do estudante com deficiência.
Durante a visita os servidores tiveram a oportunidade de conhecer a impressora em braille e de ampliação, lupa eletrônica, cabines acústicas de gravação de áudio, softwares de leitura de tela, além de procedimentos que visam melhorar a qualidade de vida e o acesso a todas as atividades acadêmicas para o aluno com deficiência.
A coordenadora do NAPNE de Ribeirão das Neves, Listhiane Pereira Ribeiro, considera que o momento de aproximação e trocas de experiências entre as duas instituições federais foi de suma importância. “Embora o Instituto Federal seja jovem, já temos o compromisso com a responsabilidade social de construir uma escola inclusiva. Nesse aspecto, conhecer a trajetória daqueles que iniciaram a caminhada antes de nós é inspirador para prosseguirmos”.
Participaram do evento os servidores do IFMG: Delaine Oliveira Sabbagh, Rafael Palhares Machado, Listhiane Ribeiro,
Juliana Ventura de Souza Fernandes, Paulo Aparecido Tomaz, Rafael Barcellos de Moraes e Débora Goulart da Silva Duque.
(Fonte: NAPNE Ribeirão das Neves e NAPNE Reitoria)