Quantcast
Channel: Pibid
Viewing all articles
Browse latest Browse all 658

Políticas inclusivas: núcleos de atendimento se unem para planejar ações

$
0
0

O setor de Políticas Inclusivas da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) promoveu, no último dia 25, um encontro entre representantes dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne’s) do IFMG. O evento, realizado na Reitoria, em Belo Horizonte, teve como objetivo o planejamento de ações inclusivas no âmbito da Instituição, além da troca de experiências entre os participantes.

Os Núcleos dos campi e o setor de Políticas Inclusivas apresentaram relatórios informativos e discutiram propostas de ação. Participaram cerca de 25 servidores, dentre os quais também estiveram presentes representantes de setores da Reitoria parceiros na atuação do Napne, como a Diretoria de Assistência Estudantil e a Comissão Interna de Promoção da Acessibilidade (Ciac). Houve, ainda, abordagem da questão do Recredenciamento do IFMG, pela Procuradoria Educacional.

De acordo com a responsável pelo setor de Políticas Inclusivas, Delaine Oliveira Sabbagh, a reunião foi muito positiva, com o prévio agendamento, inclusive, de novos encontros. “Ficou latente a necessidade do fortalecimento da política inclusiva no IFMG”, avalia. A pedagoga do Campus Avançado Piumhi, Eugênia de Sousa, concorda: “Sabemos de todos os desafios inerentes ao Napne, desde a estrutura até as barreiras atitudinais, mas o compartilhar de experiências esteve presente durante todo o dia. Com isso, foram tomadas decisões importantes e de extremo significado para todos, rumo à consolidação das ações envolvendo os campi e a reitoria”.

Ação
O grupo realizou, conjuntamente, o planejamento 2016 no Sisplan, além de programar atividades e ações inclusivas a serem desenvolvidas ao longo do ano. Dentre as atividades previstas estão a revisão da minuta de regulamentação dos Napne’s; a promoção de um encontro institucional dos núcleos e organização do Dia da Consciência Inclusiva; contribuições nos processos de recredenciamento do IFMG e de reconhecimento de cursos; entre outras. Uma nova reunião já foi agendada para maio de 2016.

As atividades tiveram apoio direto da Pró-Reitoria de Ensino. “Apoiamos estas demandas, por entender que devemos nos tornar uma instituição de ensino cada vez mais acolhedora”, afirma a pró-reitora de Ensino, Leila Carvalho. “Alunos com necessidades educacionais especiais tornam a instituição mais humana, fraterna e solidária, pois nos levam a uma nova maneira de ver e nos relacionar com as diferenças”, completa.


Napne

Criado em cada campus por meio de portaria local, o Napne procura promover a convivência, o respeito à diferença e, principalmente, a quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais, comunicativas e atitudinais na Instituição e no espaço social como um todo, de forma a efetivar os princípios da educação inclusive. O IFMG tem, hoje, 13 núcleos em funcionamento e outros dois em processo de implantação, nos campi Itabirito e Ponte Nova.

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 658