Guilherme Paiva, Gustavo Melchiades, Diógenes Sena e Lucas Adriel, estudantes de engenharia Mecânica no IFMG Congonhas, estão no Top 10 das Américas em uma competição internacional: o steelChallenge. Em sua 10ª edição, o desafio teve como objetivo a produção de aço com menor custo por meio de simulação em computador, atendendo todas as especificações de qualidade do produto.
Essa foi a primeira participação do Campus, que teve cinco alunos inscritos no evento – além dos quatro citados, também participou o estudante a Otávio dos Anjos. De acordo com o professor Felipe Farage David, que coordenou a participação da equipe, os estudantes se dedicaram bastante. “O envolvimento deles no desafio acelerou o aprendizado sobre o processo siderúrgico e sobre o forno elétrico a arco (EAF). Em pouco tempo já estavam discutindo comigo assuntos técnicos e metalúrgicos sobre a fabricação do aço”, elogia.
Segundo o aluno Diógenes Sena, “uma competição como está permite transformar o conhecimento teórico em prático”. Para ele, as disciplinas Química, Ciências dos materiais e Processamento de metais vistas no curso foram fundamentais para a participação no campeonato.
O steelChallenge possui visibilidade mundial e é financiado pelas principais siderúrgicas do mundo. Saiba mais sobre a competição (página em inglês).
(Com informações da Comunicação / Campus Congonhas)
Lucas Adriel, professor Felipe Farage, Gustavo Melchiades, Otávio dos Anjos, Diógenes Sena e Guilherme Paiva: competição trouxe aprendizado.