Está firmado, desde o dia 15 de dezembro, o Termo de Cooperação entre o Polo de Inovação Formiga, do IFMG, e a Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Etapa formal para o início do funcionamento do Polo, o documento prevê o investimento de recursos financeiros em projetos de inovação na área de Sistemas Automotivos Inteligentes a serem trabalhados em parceira com empresas do setor industrial.
A iniciativa proporcionará o desenvolvimento de competências tecnológicas dentro do IFMG, envolvendo alunos e pesquisadores, com objetivo de executar projetos e difundir a cultura de inovação na indústria do setor, com foco em pesquisa aplicada. O diretor geral do Polo, professor Fábio Lúcio Correa Júnior, explica que a proposta diz respeito a todo o Instituto e a ideia é que haja participação de vários campi.
De acordo com o professor, dentre as atividades previstas pelo Polo de Inovação destacam-se: prospecção, negociação e execução de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) ao longo dos três anos do prazo de credenciamento, de acordo com o modelo Embrapii. Para tanto, foi elaborado um plano de ação com as metas dos projetos neste período, de formas a nortear a liberação de recursos de pesquisa para o Polo.
Histórico
O IFMG foi um dos cinco selecionados pela Embrapii, em março de 2015, para a implantação de um Polo de Inovação Tecnológica. A proposta aprovada tem foco em Sistemas Automotivos Inteligentes. Além do Polo de Inovação Formiga (IFMG), na ocasião, foram autorizados outros quatro Polos de Inovação: Salvador (IFBA), Fortaleza (IFCE), Vitória (IFES) e Campos dos Goytacazes (IFF).
Leia mais:
Divulgado o resultado final de projetos aprovados para Polo de Inovação do IFMG
Aberto processo seletivo de pesquisadores para Polo de Inovação do IFMG
Proposta de polo de inovação tecnológica do IFMG é aprovada
IFMG participa de chamada para polo de inovação em parceria com a Embrapii