Muitos, com certeza, já leram ou ouviram falar em Romeu e Julieta, Sonho de uma Noite de Verão, Hamlet e tantas outras comédias e tragédias do poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare. As obras do maior escritor do idioma inglês e mais influente dramaturgo do mundo, agora estão presentes na interpretação teatral dos estudantes dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados em Meio Ambiente e em Segurança do Trabalho. A montagem do espetáculo e a encenação fazem parte do Projeto “Teatro em Sala de Aula” criado e desenvolvido pelo professor de Língua Inglesa e Literatura, Gilson Silva Costa.
Realizado há quatro anos com o objetivo de incentivar os alunos a lerem os clássicos da literatura inglesa e brasileira, neste ano, foram preparadas três releituras das obras de Shakespeare: “A Megera Domada”, “O Mercador de Veneza” e “Otelo, o Mouro de Veneza” e um clássico da literatura portuguesa “O Auto da Barca do Inferno”, do poeta renomado Gil Vicente. As apresentações começaram no dia 13 de janeiro e se encerram no dia três de fevereiro com a apresentação das duas peças “O Mercador de Veneza” e “Otelo, o Mouro de Veneza”.
“O teatro desenvolve a literatura de forma prática, não apenas aprimora a formação na língua inglesa quanto às quatro habilidades (ouvir, falar, ler e escrever), mas também a formação cultural. O teatro motiva o trabalho em equipe, permite estimular a organização e responsabilidade e consegue, também, mobilizar várias habilidades dentre elas a cooperação”, ressalta o professor.
Impressões compartilhadas pelos alunos do Técnico em Meio Ambiente, Cayro Neto, que viu a possibilidade de romper a barreira para falar em público, e Júlia Rossi que vê a importância do teatro na aproximação e entrosamento dos colegas. Eles irão apresentar a peça “O Mercador de Veneza” e consideram importante a leitura dos livros clássicos na formação acadêmica. “O teatro liberta e ajuda a perder a timidez. Gostei da iniciativa”, reflete Cayro. “Os clássicos são bem interessantes e espero que com a apresentação, o público se interesse, também, nesse tipo de literatura”, conclui Júlia.
Além da criatividade e tantos outros benefícios adquiridos com a organização e apresentação teatral, o importante, para o professor, é favorecer o debate de temas atuais como racismo, inveja, preconceito religioso, racial e de gênero, questões abordadas nas obras. “O objetivo é discutir as temáticas contextualizando-as com o cotidiano, interagindo com a sociedade contemporânea”, explica.
(Comunicação / Campus Governador Valadares)
Apresentação da peça "O auto da barca do inferno":
Apresentação da peça "Megera domada":