Os professores de Geografia e Português do Câmpus Bambuí, Hudson Rosemberg e Adriana Aparecida da Silva, respectivamente, publicaram o relato de experiência "As desigualdades do espaço habitado" na revista de Ensino de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.
A publicação aborda o desenvolvimento de um projeto integrador, realizado com as turmas de segundo ano dos cursos de Informática e Manutenção Automotiva. O trabalho envolveu as disciplinas de Geografia, Língua Portuguesa, Redação e Sociologia.
Com o trabalho, os alunos puderam aprender e refletir sobre o processo de urbanização do país, além de reconhecer as desigualdades sociais históricas presentes na economia. De acordo com os idealizadores, houve um aumento da compreensão, pelos alunos, sobre o arranjo dos bairros no território, a infraestrutura oferecida e disponível no sistema urbano, bem como o sistema de transporte, a segurança pública, os serviços de saúde e educação.
O projeto
De acordo com Hudson Rosemberg, “a ideia de criar e desenvolver o projeto integrador veio da necessidade de fazer com que os conteúdos trabalhados na Geografia - principalmente aqueles relacionados com a espacialização da desigualdade social em nossos centros urbanos - conversassem com outras linhas de pensamento e disciplinas”, explica.
Para o professor, a principal dificuldade foi a identificação dos pontos onde cada um dos conteúdos se integraria. “Os professores de Literatura e Redação, de História e de Sociologia passaram a identificar as adaptações e abordagens necessárias para integrar o conteúdo proposto”, diz. Ele acrescenta que essa fase é a mais trabalhosa, porém gratificante, pois “através dessa interação com os conteúdos que conseguimos vislumbrar como a integração ocorrerá”, comenta.
De acordo com a prof.ª Adriana Aparecida, o projeto foi desenvolvido em três etapas: “embasamento teórico, conhecendo a realidade e a etapa de ir a campo”. Os alunos puderam aproveitar vídeos e documentários exibidos em sala, além de realizar visitas em Belo Horizonte para viver de perto as experiências.
Segundo Adriana, alguns alunos apresentam dificuldades para a elaboração de textos, porém, o tema motivou a escrita e favoreceu a aprendizagem. Ela explica que outro problema foi a integração de alguns conteúdos no projeto “no entanto, à medida que o projeto era desenvolvido, outras disciplinas apoiaram e participaram”, destaca.
Os dois professores apontaram o trabalho em equipe como fundamental. “O processo de ensino-aprendizagem não pode (e não deve) ficar restrito apenas ao professor de uma disciplina específica e seu aluno, durante o tempo de sua aula”, enfatiza o professor Hudson.
Acesse:
As desigualdades do espaço habitado: Relato de uma experiência com projeto integrador